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Título: Projeto conceitual de sistema de direção para um fórmula SAE elétrico
Título(s) alternativo(s): Conceptual design of steering system of a formula SAE electrical
Autor(es): Silva, Lucas Basilio da
Orientador(es): Okida, José Roberto
Palavras-chave: Veículos elétricos
Direção de automóveis
Competições
Engenharia de protótipos
Localização de falhas (Engenharia)
Electric vehicles
Automobile driving
Contests
Prototypes, Engineering
Fault location (Engineering)
Data do documento: 17-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Lucas Basilio da. Projeto conceitual de sistema de direção para um fórmula SAE elétrico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo dimensionar o Sistema de Direção de um carro tipo Fórmula elétrico da equipe UTForce eRacing para competição promovida pela SAE Brasil. A primeira etapa concentra-se em conceitos e parâmetros tais como: geometria de Ackerman, raio de curva, entre outros, que influenciam na performance do Fórmula Elétrico em curvas. Através da matriz de avaliação e diagrama de Ashby foi selecionado os materiais para o conjunto pinhão e cremalheira e utilizado a ferramenta Kanban para gestão de tarefas. A partir da análise de fadiga por flexão, o trabalho avalia o dimensionamento da caixa de direção e os elementos de máquinas pertencentes ao sistema de direção. Assim, o estudo contém a simulação estática e análise a fadiga nos elementos: pinhão e cremalheira. A partir disso, foi feita a prototipagem do sistema por meio de manufatura aditiva para evitar futuras falhas geométricas. Ao final do projeto os resultados apresentam 99,9% de confiabilidade e fator de segurança igual a 1,45.
Abstract: This paper presents the dimension of Steering System of an electric Formula car from the UTForce eRacing team for a competition promoted by SAE Brasil. The first stage focuses on concepts and parameters such as: Ackerman geometry, radius of curve, among others, that influence the performance of the Electric Formula in curves. Through the evaluation matrix and Ashby diagram, the materials for the pinion and rack set and used Kanban tool for task management were selected. From the analysis of fatigue by flexion, the work evaluates the dimensioning of the steering box and the elements of machines belonging to the steering system. Thus, the study contains static simulation and fatigue analysis on the elements: pinion and rack. From this, the system was prototyped by means of additive manufacturing to avoid future geometric failures. At the end of the project, the results show 99.9% reliability and a safety factor equal to 1,45.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26008
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