Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25924
Título: Contribuições de uma sequência de aprendizagem na abordagem CTS sobre o consumo de alimentos industrializados para o ensino de biologia celular
Título(s) alternativo(s): Contributions of a learning sequence in the STS approach on the consumption of processed foods to the teaching of cell biology
Autor(es): Schitkoski, Margareth Cordeiro
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Ensino profissional
Biologia - Estudo e ensino
Brincadeiras
Jogos educativos
Nutrição
Produtos industrializados
Professional education
Biology - Study and teaching
Play
Educational games
Nutrition
Manufactures
Data do documento: 5-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHITKOSKI, Margareth Cordeiro. Contribuições de uma sequência de aprendizagem na abordagem CTS sobre o consumo de alimentos industrializados para o ensino de biologia celular. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as contribuições de uma sequência de aprendizagem, elaborada com ênfase na abordagem CTS sobre o consumo de alimentos industrializados para o ensino de biologia celular. Esta pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública da cidade de Ponta Grossa/PR, em uma turma do primeiro período do curso Técnico em Nutrição e Dietética, modalidade subsequente. A participação dos alunos foi de caráter voluntário, após assinatura do termo de consentimento, sem qualquer tipo de pagamento, com preservação de sua identidade. O profissional técnico em nutrição e dietética tem sua formação direcionada para atuar juntamente com o nutricionista nas questões relacionadas à alimentação humana. A sequência de aprendizagem foi inspirada na concepção CTS que contempla 5 momentos, sendo cada momento proposto com intervenção didática, em que os alunos puderam trabalhar em equipes, desenvolver materiais e participar de aulas práticas, envolvendo-se ativamente no processo de ensino aprendizagem deixando de ser apenas um mero receptor, usam sua criatividade, tem uma maior socialização, maior interação, responsabilidade. A metodologia se caracteriza de natureza aplicada, qualitativa e pesquisa-ação. Para a coleta e análise dos dados utilizaram-se questionários inicial e final, além de fotografias e anotações durante o desenvolvimento das atividades. O questionário inicial contou com 20 questões referentes aos hábitos alimentares rotineiros dos alunos, o questionário final foi composto de três questões sobre os hábitos alimentares e aplicado após o término da intervenção didática. Como resultado, esta sequência didática serviu para elaboração de um material didático de apoio para os professores que trabalham com o conteúdo citologia animal e para que possam elaborar outras sequências pautadas na abordagem CTS. Espera-se ainda que a realização deste trabalho sirva de incentivo para que outros docentes revejam e sintam-se motivados a mudar a maneira de conduzir suas aulas e possam colocar ferramentas que sirvam de estímulos para o processo aprendizagem de seus alunos.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the contributions of a learning sequence, elaborated with an emphasis on the CTS approach on the consumption of processed foods for the teaching of cell biology. This research took place in a public school in the city of Ponta Grossa/PR, in a class of the first period of the Technical course in Nutrition and Dietetics, subsequent modality. The participation of students was voluntary, after signing the consent form, without any type of payment, preserving their identity. The technical professional in nutrition and dietetics is trained to work together with the nutritionist on issues related to human nutrition. The learning sequence was inspired by the CTS design that includes 5 moments, each moment being proposed with a didactic intervention, in which students could work in teams, develop materials and participate in practical classes, actively involving themselves in the teaching-learning process. be just a mere receiver, use their creativity, have greater socialization, greater interaction, responsibility. The methodology is characterized by an applied, qualitative and action research nature. For data collection and analysis, initial and final questionnaires were used, as well as photographs and notes during the development of activities. The initial questionnaire had 20 questions referring to the students' routine eating habits, the final questionnaire consisted of three questions about eating habits and applied after the end of the didactic intervention. As a result, this didactic sequence served to elaborate a didactic support material for teachers who work with animal cytology content and so that they can elaborate other sequences based on the STS approach. It is also expected that the completion of this work will serve as an incentive for other teachers to review and feel motivated to change the way they conduct their classes and can put tools that serve as stimuli for the learning process of their students.
Descrição: Acompanha produção técnica: Caderno pedagógico: nutrindo as células
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25924
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciactsensinobiologia.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciactsensinobiologia_produto.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons