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Título: O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCC
Título(s) alternativo(s): Science teaching in the promotion of scientific literacy in the context of early childhood education: approaches from BNCC
Autor(es): Rizzi, Márcia Maria da Rosa Sanches da Silva
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Educação de crianças
Ciências - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Early childhood education
Science - Study and teaching
Education - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIZZI, Marcia Maria da Rosa Sanches da Silva. O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil articula os direitos e objetivos de aprendizagem aos campos de experiência. Essa concepção exige dos profissionais profundo conhecimento do currículo e planejamento com intencionalidade, para gerar oportunidades para as crianças ampliarem o universo de experiências com o mundo físico e social. A presente pesquisa investiga como as professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba concebem temas fundamentais acerca da implementação da BNCC para elaborar o planejamento com intencionalidade pedagógica, após a realização de um percurso formativo visando à alfabetização científica. No primeiro encontro presencial foram realizadas múltiplas discussões sobre BNCC, imagem de criança, papel do professor de Educação Infantil e alfabetização científica. As interações discursivas resultantes do debate de cada um dos temas foram gravadas, transcritas e as palavras-chaves que evidenciassem as concepções das professoras foram enumeradas. Nos encontros remotos que se seguiram os temas sobre o currículo da Educação Infantil e especialmente a Alfabetização Científica foram abordados em maior profundidade. Após as discussões, as professoras revisitaram seus planejamentos com olhar crítico, procurando estabelecer relações com a Alfabetização Científica, bem como elencaram possibilidades de replanejar incrementando tais propostas de forma a ampliar as experiências das crianças. Verificou-se, a partir da análise do material de pesquisa, que o Ensino de Ciências na promoção da Alfabetização Científica está diretamente ligado à formação continuada do professor de Educação Infantil – e não especificamente às crianças. A formação continuada dos professores relacionada as temáticas sobre ciências os capacitam para planejar com intencionalidade pedagógica, proporcionando experiências significativas para as crianças da Educação Infantil.
Abstract: The Common National Curriculum Base (BNCC) for Early Childhood Education articulates learning rights and objectives to the Fields of Experience. This conception requires from professionals a deep knowledge of the curriculum and intentional planning, to generate opportunities for children to expand their universe of experiences with the physical and social worlds. This research investigates how teachers of a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in Curitiba conceive fundamental themes about the implementation of the BNCC to elaborate their planning with pedagogical intentionality, after carrying out a training course aimed at scientific literacy. In the first face-to-face meeting, multiple discussions were held on BNCC, child image, the role of the Early Childhood Education teacher and scientific literacy. The discursive interactions resulting from the debate on each of the themes were recorded, transcribed and the keywords that evidenced the teachers’ conceptions were enumerated. In the remote meetings that followed, the themes of the Early Childhood Education curriculum and especially Scientific Literacy were addressed in greater depth. After the discussions, the teachers revisited their plans, with a critical eye, seeking to establish relationships with Scientific Literacy, as well as listing possibilities for re-planning, increasing such proposals in order to broaden children’s experiences. It was found that Science Teaching in the promotion of Scientific Literacy is directly linked to the continuing education of the Early Childhood Education teachers – and not specifically to children. The continuing education of teachers related to Science themes, enables them to plan with pedagogical intention, providing meaningful experiences for children in Early Childhood Education.
Descrição: Acompanha: O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCC
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25910
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