Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25837
Título: Estatística no ensino médio: uma proposta de atividades com o uso de tecnologias
Título(s) alternativo(s): Statistics in high school: a proposal of activities with the use of technologies
Autor(es): Araujo, Camila Duarte de
Orientador(es): Souza, Roberto Molina de
Palavras-chave: Estatística educacional
Ensino de segundo grau
Aprendizagem
Educational statistics
High school teaching
Learning
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ARAUJO, Camila Duarte de. Estatística no ensino médio: uma proposta de atividades com o uso de tecnologias. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
Resumo: Atualmente, a maioria dos cidadãos está inserida em uma sociedade que se reinventa a cada dia, seja pelo avanço da tecnologia ou acesso a informação. O avanço da tecnologia deve ser acompanhado pelos educadores enquanto o acesso a informação pode ser melhor aproveitado pelo indivíduo que compreende melhor conceitos oriundos da Estatística. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividades para se trabalhar Estatística com turmas do Ensino Médio com o uso de tecnologias. No âmbito da Estatística, serão explorados conceitos de Estatística descritiva, e como tecnologia proposta, o uso de páginas web utilizando R shiny. Uma sequência de atividades é disponibilizada ao professor, com roteiro para facilitar a aplicação e páginas web desenvolvidas para o cálculo das medidas resumo e construção de gráficos. Finalmente, é apresentado um relato de caso da aplicação das atividades propostas, sendo este positivo no sentido da participação e interesse dos alunos.
Abstract: Currently, most citizens are inserted in a society that reinvents itself every day, whether through the advancement of technology or access to information. The advancement of technology must be accompanied by educators while access to information can be better used by the individual who understands better concepts from Statistics. In this sense, the objective of this work is to present a proposal of activities to work on statistics with high school classes using technologies. In the scope of Statistics, concepts of descriptive statistics will be explored, and as a proposed technology the use of web pages using R shiny. A sequence of activities is made available to the teacher, with a script to facilitate application and web pages developed for the calculation of summary measures and construction of graphics. Finally, a case report on the application of the proposed activities is presented, which is positive in terms of student participation and interest.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25837
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINOESTATISTICAATIVIDADESSHINY.pdf840,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.