Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25675
Título: Determinação do cenário da colisão dissociativa do aglomerado de galáxias Abell 2034 por simulações numéricas
Título(s) alternativo(s): Determination of the dissociative collision scenario of galaxy cluster Abell 2034 by numerical simulations
Autor(es): Moura, Micheli Trindade
Orientador(es): Machado, Rubens Eduardo Garcia
Palavras-chave: Galáxias - Aglomerados
Matéria escura (Astronomia)
Métodos de simulação
Colisões (Física)
Dissociação
Galaxies - Clusters
Dark matter (Astronomy)
Simulation methods
Collisions (Physics)
Dissociation
Data do documento: 21-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOURA, Micheli Trindade. Determinação do cenário da colisão dissociativa do aglomerado de galáxias Abell 2034 por simulações numéricas. 2021. Dissertação (Mestrado em Física e Astronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Aglomerados de galáxias em interação são um importante laboratório para o estudo do comportamento da matéria escura e do gás do meio intra-aglomerado. Há colisões dissociativas que podem separar o gás e a matéria escura. O Abell 2034 apresenta características claramente dissociativas, observadas por raios-X e lentes gravitacionais. O aglomerado encontra-se em z = 0.114 e é composto por duas subestruturas com razão de massa de 1:2.2, cujos picos de matéria escura estão separados por ∼ 720 kpc. O pico de emissão do gás em raios-X está deslocado do pico de matéria escura do sul em ∼ 350 kpc. Objetivamos reconstruir a história dinâmica da colisão, reproduzindo as características observadas, e também explorando as condições que levaram à dissociação. Usando simulações hidrodinâmicas de N-corpos, reproduzimos as propriedades observadas, como o deslocamento entre o pico de emissão de raios-X e os picos de matéria escura, a morfologia do gás e temperatura na distância apropriada. O melhor modelo obtido sugere uma colisão próxima ao plano do céu, com pequeno parâmetro de impacto, observado 0.26 Gyr após a passagem central. Exploramos variações de concentrações de gás e matéria escura para cada subestrutura. Os níveis de dissociação foram quantificados pela distância relativa entre o pico de emissão em raios-X e os picos de matéria escura, e também em termos da retenção de gás em cada aglomerado. Encontramos que a razão de densidades centrais de gás é mais importante que a razão de densidades centrais de matéria escura, na determinação do nível de dissociação.
Abstract: Aglomerados de galáxias em interação são um importante laboratório para o estudo do comportamento da matéria escura e do gás do meio intra-aglomerado. Há colisões dissociativas que podem separar o gás e a matéria escura. O Abell 2034 apresenta características claramente dissociativas, observadas por raios-X e lentes gravitacionais. O aglomerado encontra-se em z = 0.114 e é composto por duas subestruturas com razão de massa de 1:2.2, cujos picos de matéria escura estão separados por ∼ 720 kpc. O pico de emissão do gás em raios-X está deslocado do pico de matéria escura do sul em ∼ 350 kpc. Objetivamos reconstruir a história dinâmica da colisão, reproduzindo as características observadas, e também explorando as condições que levaram à dissociação. Usando simulações hidrodinâmicas de N-corpos, reproduzimos as propriedades observadas, como o deslocamento entre o pico de emissão de raios-X e os picos de matéria escura, a morfologia do gás e temperatura na distância apropriada. O melhor modelo obtido sugere uma colisão próxima ao plano do céu, com pequeno parâmetro de impacto, observado 0.26 Gyr após a passagem central. Exploramos variações de concentrações de gás e matéria escura para cada subestrutura. Os níveis de dissociação foram quantificados pela distância relativa entre o pico de emissão em raios-X e os picos de matéria escura, e também em termos da retenção de gás em cada aglomerado. Encontramos que a razão de densidades centrais de gás é mais importante que a razão de densidades centrais de matéria escura, na determinação do nível de dissociação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25675
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
colisaodissociativaaglomeradogalaxias.pdf6,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons