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Título: Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
Título(s) alternativo(s): Prioritization of critical success factors in social business
Autor(es): Mendes, Rubia Carla
Orientador(es): Pontes, Joseane
Palavras-chave: Sucesso nos negócios
Empreendedorismo social
Responsabilidade social da empresa
Success in business
Social entrepreneurship
Social responsibility of business
Data do documento: 14-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social.
Abstract: The vulnerability and lack of opportunities for a significant part of the world's population generates large-scale social inequality. Therefore, it is essential that inclusive and innovative actions are conducive to equality and social development. Social Businesses prioritize social development and balance society. The Critical Success Factors address the elements necessary for the success of an organization. In view of this, the present work aims to propose a tool for prioritizing the Critical Success Factors in Social Businesses, with the purpose of accelerating the social transformation movement and generating significant changes in the culture related to the business world. For this, a systematic literature review was conducted using the Methodi Ordinatio methodology to contextualize the issues addressed by this research. Thirtyfive articles were selected and a Bibliometric Analysis of the studies was performed. After that, a Content Analysis involving the Nvivo [trade mark] software was performed in order to identify the Macro Critical Success Factors, Critical Success Factors of Social Businesses and their variables. After identifying these factors, a validation tool was built to prioritize the Critical Success Factors of Social Businesses, which was applied to 10 Social Businesses operating in the Brazilian market. The data obtained were validated through the AHP (Analytic Hierarchy Process) method and the Likert scale. The results of the research can be considered anchors for several strategic, operational and financial requirements of Social Businesses. The practice of management and measurement, as the protagonists in the field of Social Business become familiar with and use the Critical Success Factors and their variables, brings balance and a solid base for structuring these businesses. With this, strategies are developed throughout the life of these enterprises, which aim to make them consistent and socially responsible, with positive social impacts, structured to maintain their longevity in the competitive market, and mainly, to create opportunities for these businesses to accomplish their purpose before their social mission.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614
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