Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25587
Título: Uso racional e reutilização da água nos processos cervejeiros
Autor(es): Nievola, Diogo Rosa
Hlataki, Ivan Ricardo
Orientador(es): Zimmermann, Ciro Maurício
Palavras-chave: Cerveja - Indústria
Água - Consumo
Água - Reuso
Beer industry
Water consumption
Water reuse
Data do documento: 18-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NIEVOLA, Diogo Rosa; HLATAKI, Ivan Ricardo. Uso racional e reutilização da água nos processos cervejeiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universiadde Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: A água é um insumo de vital importância numa cervejaria, pois além de ser imprescindível em diversas etapas do processo é responsável por diversas características de sabor e cor da cerveja. O objetivo principal do trabalho é fazer o levantamento de possibilidades de redução de perdas de água em uma cervejaria, buscando formas de aplicar a conscientização do uso racional da água com alguns conceitos da ferramenta produção mais limpa. Conclui-se que a ferramenta P+L é de vital importância para um projeto de redução do consumo de água em uma cervejaria, gerando redução de 3% do volume gasto em todo processo.
Abstract: Water is a vital ingredient in beer, as well as being essential in various stages of the process is responsible for different characteristics of flavor and color of the beer. The main objective of this work is to survey possibilities for reducing water losses in a brewery, looking for ways to apply the awareness of rational use of water with some concepts of cleaner production tool. It is concluded that the tool P + L is of vital importance for a project to reduce water consumption in a brewery, generating a 3% reduction of the volume required throughout the process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25587
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COALM_2011_2_12.pdf868,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.