Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2550
Título: Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
Título(s) alternativo(s): Study of the preferences of students and teachers on video lecture to identify interface requirements for production tools
Autor(es): Medeiros, Solange Fávero de Lima
Orientador(es): Pansanato, Luciano Tadeu Esteves
Palavras-chave: Comunicação na tecnologia
Ensino à distância
Interface de programas aplicativos (Software)
Communication of technical information
Distance education
Application Program Interfaces (Computer software)
Data do documento: 25-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MEDEIROS, Solange Fávero de Lima. Estudos das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: A utilização de videoaula aumentou consideravelmente nos últimos anos. O interesse de alunos e professores tem crescido em parte devido às diversas iniciativas que oferecem acesso a videoaulas por meio da Internet. Em especial, muitos professores estão produzindo videoaulas de diversas formas e finalidades, por exemplo, para educação a distância e para apoio ou complemento de aulas presenciais. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as preferências de alunos e professores com relação à videoaula para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção. O levantamento proposto como metodologia foi realizado com discentes e docentes de cursos técnicos na modalidade a distância da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Os questionários continham questões sobre a utilização de videoaula e as preferências com relação a estilos de videoaula, tempo médio de duração de videoaulas e recursos interativos, questões para identificar o nível de concordância com relação a algumas afirmações sobre videoaula e, somente para docentes, questões com relação à produção de videoaulas. A comparação entre as preferências de discentes e docentes apontou um conflito entre o estilo mais preferido pelos discentes, estilo tutorial, e o estilo mais preferido pelos docentes, estilo voz e apresentação. O estilo imagem, voz e apresentação é o segundo tanto na preferência dos discentes quanto na preferência dos docentes. A maioria dos docentes expressou que não conhece alguma metodologia ou técnica para a produção de videoaula, mas possui predisposição para aprender novas metodologias e técnicas para a produção de videoaula e também para aprender novas ferramentas de produção. Cinco requisitos de interface foram identificados a partir dos resultados da análise dos dados: prover um meio simples de produzir videoaula em diferentes estilos; controlar o tempo de duração da videoaula durante a produção; facilitar a inclusão de recursos interativos; analisar a voz do professor na videoaula para indicar necessidade de mudança de ritmo; incluir uma metodologia ou técnica para apoio à produção de videoaula.
Abstract: The use of video lecture has increased considerably in recent years. The interest of students and teachers has grown in part because of a number of initiatives that provide access to video lectures through the Internet. In particular, many teachers are producing video lecture in various forms and purposes, for distance education and to support or complement regular classes. In this paper we present a study about the preferences of students and teachers related to video lecture to identify interface requirements for production tools. The survey proposed was performed with students and teachers of distance learning technical courses of the Open Technical School of Brazil (e-Tec Brazil). The questionnaires for students and teachers contained questions about the use of video lecture and preferences regarding style, duration time and interactive resources; the questionnaires also have questions to identify the level of agreement with regard to some statements about video lecture; only for teachers, the questionnaires had some topics related the video lecture production. The comparison between the preferences of students and teachers pointed out a conflict between the most preferred style by students, tutorial style, and the most preferred style by teachers, voice and presentation style. The style containing image, voice and presentation is the second in both the preference of students as the preference of teachers. Most teachers said that they do not know any method or technique for producing video lecture, but they have predisposition to learn new methodologies and techniques for producing video lecture and also to learn new production tools. Five interface requirements were identified from the results of data analysis: providing a simple means of producing video lecture in different styles; controlling the duration time of the video lecture during production; facilitating the inclusion of interactive resources; analyzing the teacher´s voice in the video lecture to indicate the need for change of pace; including a methodology or technique to support video lecture production.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2550
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PPGI_M_Medeiros, Solange Fávero de Lima_2016.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.