Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25306
Título: Redução dos custos de transformação no processo de torneamento dos eixos da carcaça 63 a 100 em uma fábrica de motores elétricos no sul do Brasil aplicando a metodologia do Mapeamento de Fluxo de Valor
Título(s) alternativo(s): Reduction of transformation costs in the process of turning the 63 to 100 frame shafts in an electric motor factory in southern Brazil using the Value Stream Mapping methodology
Autor(es): Silva, Sedenir
Orientador(es): Sousa, Paulo Daniel Batista de
Palavras-chave: Processos de fabricação
Motores elétricos - Custos
Produção enxuta
Planejamento de requisitos materiais
Manufacturing processes
Electric motors - Costs
Lean manufacturing
Material requirements planning
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Sedenir da. Redução dos custos de transformação no processo de torneamento dos eixos da carcaça 63 a 100 em uma fábrica de motores elétricos no sul do Brasil aplicando a metodologia do Mapeamento de Fluxo de Valor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A pesquisa científica em questão foi baseada em um estudo de caso, aplicado em uma indústria do ramo metal mecânico que atua na fabricação de motores elétricos situada no sul do Brasil. O estudo visa aumentar o nível de competitividade da empresa, reduzindo os custos de transformação no processo de torneamento de eixos da carcaça 63 a 100 através da identificação do centro de trabalho ótimo para a fabricação de cada lote de eixos. Como parâmetro para a identificação da redução dos custos, foram utilizados os dados da produção de todos os eixos fabricados em 2019. Ao lincar o estudo com as ferramentas do STP como o MFV e os kaizens, verificou-se que com a aplicação correta das ferramentas, é possível obter resultados significativos na eliminação de perdas, pois são fáceis de aplicar e todos os colaboradores são envolvidos e se sentem parte de todo o sistema organizacional. O Estudo de caso foi realizado utilizando o Mapeamento de Fluxo de Valor no processo de torneamento dos componentes de aço onde tinha elevado tempo de setup e execução, devido à falta de um critério bem definido para cadastrar no sistema SAP o melhor centro de trabalho alternativo utilizado para a fabricação dos eixos e o tamanho ideal de lote de cada centro de trabalho. O MFV (Mapeamento de Fluxo de Valor ou Value Stream Mapping) é uma ferramenta muito aplicada no chão de fábrica para identificar rapidamente as ineficiências inerentes ao processo e corrigi-las. Seu objetivo é melhorar o fluxo produtivo, reduzir custos e por consequência obter aumento da produtividade e lucros. Com a realização do trabalho, obteve-se uma redução de 7% em setup e execução do processo.
Abstract: The scientific research in question, was based on a case study, applied in an industry of the metal mechanic branch that operates in the manufacture of electric motors located in the south of Brazil. The study aims to increase the company’s level of competitiveness, reducing the transformation costs in the shaft turning process of frame 63 to 100 through the identification of the optimal work center for the manufacture of each batch of shafts. As a parameter to identify cost reduction, production data from all axes manufactured in 2019 were used. When linking the study with STP tools such as MFV and kaizens, it was found that with the correct application of the tools, it is possible to obtain significant results in eliminating losses, as they are easy to apply and all employees are involved and feel part of the entire organizational system. The case study was carried out using the Value Flow Mapping in the process of turning steel components where it had a high setup and execution time, due to the lack of a well-defined criterion to register in the SAP system the best alternative work center used for the manufacture of the axes and the ideal batch size of each work center. Value Stream Mapping (MFV) is a tool widely applied on the shop floor to quickly identify the inefficiencies inherent in the process and correct them. Its objective is to improve the production flow, reduce costs and consequently obtain increased productivity and profits. With the completion of the work, a reduction of 7% in setup and execution of the process was obtained.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25306
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_II_2020_32.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.