Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25250
Título: Sustentabilidade e crianças: desenvolvimento de práticas pedagógicas para ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Sustainability and children: development of pedagogical practices for science teaching
Autor(es): Malinoski, Andressa Aparecida
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Prática de ensino
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education
Sustainability
Student teaching
Science - Study and teaching
Data do documento: 25-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MALINOSKI, Andressa Aparecida. Sustentabilidade e crianças: desenvolvimento de práticas pedagógicas para ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e aplicar estratégias de abordagem sustentável em uma escola da rede municipal de Ponta Grossa para potencializar a aprendizagem com vistas à Educação Ambiental, no ensino de Ciências. Para tanto, elencamos seis atividades sustentáveis a serem desenvolvidas, estabelecendo relação entre o currículo de Ciências com as disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia, sendo pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Ensino Fundamental do município de Ponta Grossa. A investigação foi desenvolvida em formato remoto, devido a pandemia ocasionada pela COVID-19. Desse modo, o estudo envolveu, inicialmente, uma turma de 30 estudantes do 2° Ano Integral do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Prefeito Theodoro Batista Rosas, na cidade de Ponta Grossa/PR, porém, apenas 10 pais e/ou responsáveis aceitaram o convite e autorizaram a participação dos seus filhos. Esta dissertação foi norteada por uma Matriz Dialógico Problematizadora (MDP), a qual orientou o caminho percorrido pela pesquisadora na delimitação do tema, ações, coleta e análise de dados. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, subsidiada pela pesquisa-ação. O percurso trilhado contou com a elaboração de um website educativo, o qual configurou-se como o produto deste estudo, contendo sugestões de atividades sustentáveis, a fim de disseminar o trabalho desenvolvido, para professores do Ensino Fundamental I e demais interessados. A efetivação da pesquisa demonstrou contribuição significativa para as crianças bem como para os seus pais e/ou responsáveis, além disso, fez emergir reflexões salutares acerca da sociedade em que vivemos, promovendo, desse modo, a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem na área de Ciências.
Abstract: This research aimed to develop and apply sustainable approach strategies in a school in the municipal network of Ponta Grossa to enhance learning with a view to Environmental Education, in Science teaching. For this, we list six sustainable activities to be developed, establishing a relationship between the Science curriculum with the disciplines of Portuguese, Mathematics, History and Geography, being guided by the Common National Curricular Base (BNCC) and the Curricular Guidelines for Elementary Education in the municipality of Ponta Grossa. The investigation was carried out in a remote format, due to the pandemic caused by COVID-19. Thus, the study involved, inicialy, a group of 30 students from the 2nd Full Year of Elementary School I of the Escola Municipal Prefeito0 Theodoro Batista Rosas, in the city of Ponta Grossa / PR, however, only 10 parents and / or guardians accepted the invitation and authorized your children's participation. This dissertation was guided by a Problem-Dialogical Matrix (MDP), which guided the path taken by the researcher in delimiting the theme, actions, data collection and analysis. It is a qualitative research, supported by action research. The route followed had the elaboration of an educational website, which was configured as the product of this study, containing suggestions for sustainable activities, in order to disseminate the work developed, for teachers of Elementary School I and other interested parties. The effectiveness of the research demonstrated a significant contribution for the children as well as for their parents and / or guardians, in addition, it raised healthy reflections about the society in which we live, thus promoting the improvement of the quality of teaching and learning processes in the area of Sciences.
Descrição: Acompanha produção técnica: Sustentabilidade e crianças: desenvolvimento de práticas pedagógicas para ensino de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25250
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadeecriancas.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sustentabilidadeecriancas_produto.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons