Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Tamara Spindola Pereira Paião-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:16:50Z-
dc.date.available2021-06-12T00:16:50Z-
dc.date.issued2020-08-19-
dc.identifier.citationBARBOSA, Tamara Spindola Pereira Paião. Abordagem da análise linguística/semiótica na BNCC: um olhar para o trabalho com as figuras de linguagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25208-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Figuras de linguagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliação - Guaramirim (SC)pt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectPortuguese language - Figures of speech - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbooks - Evaluation - Guaramirim (SC)pt_BR
dc.titleAbordagem da análise linguística/semiótica na BNCC: um olhar para o trabalho com as figuras de linguagempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa a respeito da abordagem de AL/semiótica na BNCC e adequação ao LD, com foco para o ensino-aprendizagem das figuras de linguagem nos anos finais do ensino fundamental, está alicerçada em teóricos como Geraldi (1984), Antunes (2003), Reinaldo e Bezerra (2013), Clare (2002), Paula (2007), Remenche e Rohling (2015), e outros. Ela parte de conceitos de AL, em seguida traça um panorama histórico, donde se vê os objetos de estudo do componente de língua portuguesa nas décadas anteriores até o momento presente; discute os deslocamentos e manutenções no documento normativo da BNCC e esclarece questões imbricadas no estudo dos recursos estilísticos como o ensino dos gêneros e a formação do leitor literário. Sob a fixação de três parâmetros, analisa as cinco habilidades que falam de figura de linguagem, no estudo do corpus. Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista, Traz como resultado um parecer sobre o livro didático adotado este ano pelo governo municipal da cidade de Guaramirim- SC.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_55.pdf18,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.