Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25202
Título: Redação do ENEM: histórico, caracterização e análise
Autor(es): Silva, Sabrina Aparecida Romano da
Orientador(es): Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Textos - Gênero
Textos - Estudo e ensino
Textos - Avaliação
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Escritos de adolescentes
Texts - Gender
Texts - Study and teaching
Texts - Evaluation
Teenagers' writings
Data do documento: 3-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Sabrina Aparecida Romano da. Redação do ENEM: histórico, caracterização e análise. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho de especialização tem como foco a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo principal é analisar as características dessa redação e dos documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que embasam sua produção, a fim de encontrarmos certas regularidades na materialização desse gênero que possam nortear sua tessitura modelar. Antes, contudo, estabeleceremos as diferenciações entre tipo e gênero, a fim de determinarmos, com o endosso de alguns teóricos, a localização da redação do ENEM como um gênero textual. Este trabalho, em especial, acrescenta à discussão acerca do tema, algumas discussões acerca do processo histórico da consolidação do gênero redação do ENEM; a caracterização de aspectos estruturais, linguísticos e de recursos estéticos e argumentativos da redação, a partir de duas análises principais: a primeira é a análise das cinco competências de avaliação, detalhadas em material de leitura exclusivo de avaliadores; a segunda, a análise crítica das redações nota mil, tidas como modelares, publicadas e comentadas nas Cartilhas do participante.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25202
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_48.pdf55,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.