Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194
Título: A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental
Autor(es): Rigoni, Maria Elisabete
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Leitura
Leitores - Reação crítica
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular
Reading
Reader-response criticism
Portuguese language - Study and teaching
School children
Data do documento: 3-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIGONI, Maria Elisabete. A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_40.pdf29,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.