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Título: Aplicação web para assistir o professor no ensino de geografia com abrangência regional
Autor(es): Souza, Ricardo de
Orientador(es): Albonico, Michel
Palavras-chave: Mapas
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Maps
Information technology
Learning
Data do documento: 6-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: SOUZA, Ricardo de. Aplicação web para assistir o professor no ensino de geografia com abrangência regional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Resumo: Nos últimos anos percebe-se um grande aumento em relação à utilização de tecnologias, fator que provoca mudanças na forma de comunicação e acesso às informações. Deste modo, surgiu a necessidade de compreendê-las, para que estas possam auxiliar em diferentes atividades. Sendo assim, encontrar formas de integrá-las ao processo de ensino e aprendizagem pode ser uma alternativa interessante. O que acaba dificultado esse processo é o pouco número de ferramentas e softwares para algumas áreas específicas. Com relação à disciplina de geografia existem alguns softwares que proporcionam a visualização de mapas em formato digital, mas estes geralmente apresentam informações a nível mundial e nacional, que muitas vezes não dispondo de dados e informações mais específicas de uma região ou localidade, que poderiam ajudar o professor a criar analogias e exemplos de conhecimento prévio dos alunos. Além disso, muitos destes não são colaborativas nem permitem customização. Neste trabalho, foi prototipado e desenvolvido um sistema, intitulado InterativeGeo, que dispõem de informações e mapas digitais do contexto geográfico de Francisco Beltrão, permitindo customização e desenvolvimento colaborativo, proporcionando ao professor disponibilizar mapas por ele projetados, possibilitando assim que o sistema torne-se cada vez mais completo, dispondo de diversos mapas de diferentes localidades.
Abstract: In recent years, there has been a great increase in the use of technologies, a factor that causes changes in the form of communication and access to information. Thus, the need arose to understand them, so that they can assist in different activities. Therefore, finding ways to integrate them into the teaching and learning process can be an interesting alternative. What ends up hampering this process is the small number of tools and software for some specific areas. Regarding the geography discipline, there are some softwares that provide the visualization of maps in digital format, but these generally present information at a global and national level, which often do not have more specific data and information from a region or locality, which could help the teacher to create analogies and examples of students’ prior knowledge. In addition, many of these are not collaborative or allow customization. In this work, a system, called InterativeGeo, was prototyped and developed, which have information and digital maps of the geographical context of Francisco Beltrão, allowing customization and collaborative development, providing the teacher with the availability of maps designed by him, thus enabling the system to become more and more complete, with several maps of different locations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25119
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