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Título: Inclusão de alunos com deficiência visual e atividades experimentais multissensoriais: perspectivas e percepções de discentes de licenciatura em química
Título(s) alternativo(s): Inclusion of visually impaired students and multisensory experimental activities: perspectives and perceptions of chemistry undergraduate students
Autor(es): Foques, Franciane de Fatima
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Educação inclusiva
Química - Estudo e ensino
Estudantes com deficiência visual
Aprendizagem experimental
Professores de crianças com deficiência - Formação
Educação especial
Inclusive education
Chemistry - Study and teaching
Students with visual disabilities
Experiential learning
Teachers of children with disabilities, Training of
Special education
Data do documento: 25-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FOQUES, Franciane de Fatima. Inclusão de alunos com deficiência visual e atividades experimentais multissensoriais: perspectivas e percepções de discentes de licenciatura em química. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Neste trabalho, articulam-se perspectivas de Aprendizagem Significativa à multissensorialidade, em delineamento pertinente às atividades experimentais. Com essa composição, evidenciam-se demandas para inclusão do aluno com deficiência visual no Ensino de Química. Nesse escopo, analisam-se percepções de licenciandos e docentes de Química sobre essas demandas. As proposições de interpretação incidem sobre registros em Diário de Bordo e gravações de áudio, analisados conforme pressupostos de Análise de Conteúdo, oriundos de quatro encontros em Oficina de Aprendizagem em 2019. Denotam-se percepções com alusão a aspectos interativos, comunicativos e de articulação de demandas, envolvendo docentes, alunos com deficiência visual e videntes. Os sujeitos expressaram concepção de aprendizagem com distinção de vertente lógica e psicológica, em perspectiva de multissensorialidade. Estes distinguiram características singulares e conhecimentos prévios dos aprendizes; manifestaram reconhecimento de processos de estabelecimento de relações pertinentes a domínio empírico-concreto e atributos essenciais de conceitos, alocando especificidades referentes a conteúdos de Química e obtenção de informações por diversos sentidos. Evidenciaram-se, contudo, noções inadequadas em termos de conteúdos de Química e sua abordagem. Aponta-se a premência de processos formativos docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual no Ensino de Química. Após os encontros, percebeu-se um consenso entre os participantes quanto à necessidade de ações formativas docentes, salientando que a formação inicial ainda não corresponde aos objetivos da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Os participantes destacaram a imprescindibilidade de abordagem de conhecimentos sobre inclusão escolar na formação inicial de professores de Química, a qual possibilite a flexibilização de conteúdos, atividades e materiais educacionais.
Abstract: In this paper, Meaningful Learning perspectives are articulated to multi-sensoriality, in a design relevant to experimental activities. Pertinent to this composition, demands concerning the inclusion of visually impaired students in Chemistry teaching are evidenced. Within this scope, Chemistry Teachers and undergraduate students’ perceptions on these demands are analyzed. Interpretation claims proceed from field diary notes and audio records’ analysis, according to Content Analysis assumptions, concerning four Learning Workshop meetings in 2019. Perceptions refer to aspects concerning interaction, communication and articulation of demands, involving teachers and students with and without visual impairment. The subjects expressed learning conception with distinction of logical and psychological aspects, in a multi-sensorial perspective. They distinguished apprentice singular features and previous knowledge. They manifested knowledge of processes for establishing relationships relevant to the empirical-concrete domain and essential attributes of concepts, allocating specificities regarding Chemistry contents and information gathering by means of diverse senses. However, inadequate Chemistry notions and approach were evidenced. It is pointed out the demand for teacher education concerning the inclusion of visually impaired students in Chemistry Teaching. After the meetings, a consensus was perceived among the participants regarding the need for Teacher Education actions, stressing that pre-service activities does not yet correspond to the objectives of Special Education from an Inclusive perspective. The participants highlighted the imprescindibility of the approach of knowledge about school inclusion in the pre-service Chemistry Teacher Education, that allows the flexibility of educational content, activities and educational materials.
Descrição: Acompanha: Atividades experimentais multissensoriais no ensino de química para aluno com deficiência visual
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25057
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