Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25005
Título: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para o ensino de ciências no município de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Brazilian Olympics of Astronomy and Astroautis for science teaching in the city of Curitiba
Autor(es): Garratini, Samara
Orientador(es): Florczak, Marcos Antonio
Palavras-chave: Astronomia - Estudo e ensino
Astronáutica - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental - Curitiba(PR)
Currículos
Professoras
Escolas - Concuros
Astronomy - Study and teaching
Astronautics - Study and teaching
School children - Curitiba(PR)
Education - Curricula
Women teachers
Schools - Competitions
Data do documento: 11-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GARRATINI, Samara. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para o ensino de ciências no município de Curitiba. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho busca investigar se a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos temas de Astronomia e Astronáutica propostos na grade curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Curitiba, levando em consideração a opinião das professoras que atuam com esta ferramenta no dia a dia escolar. A metodologia utilizada para essa investigação foi a aplicação de um questionário às professoras do município. O questionário é composto de 25 perguntas, sendo que dez destas são questões discursivas e foi aplicado a 39 professoras do munícipio, abrangendo 26 escolas diferentes que estão cadastradas no site da olimpíada no ano de 2018. Esta pesquisa tem um enfoque metodológico qualitativo. Os resultados encontrados foram investigados através da análise de dados da Bardin que contribuiu para analisar os documentos oficiais da prefeitura, que determinam o currículo de Astronomia a ser trabalhado nos anos iniciais, bem como a interpretação das respostas fornecidas pelas professoras. Com base nesta pesquisa, podemos concluir que Curitiba é uma das cidades com grande participação na OBA em âmbito nacional e estadual, cadastrada desde 2008 e vem demonstrando um aumento gradativo na participação. As professoras que participaram desta pesquisa consideram que as questões desta olimpíada abordam os conteúdos exigidos pelo município e contribuem de maneira lúdica para o ensino e aprendizagem de Astronomia e Astronáutica, nos anos iniciais como uma ferramenta didática pedagógica.
Abstract: This paper seeks to investigate whether the Brazilian Astronomy and Astronomy Olympics (OBA) can contribute as a teaching and learning process to two themes of Astronomy and Astronautics proposed in the curriculum of the initial years of Elementary Education of the Municipality of Curitiba, taking into account the opinion of teachers who work with this tool not day by day at school. The methodology used for this investigation was the application of a questionnaire to teachers in the municipality. The questionnaire consists of 25 questions, as they are discursive questions and was applied to 39 teachers in the municipality, covering 26 different schools that are registered on the Olympics website in 2018. This research has a qualitative methodological approach. The results found will be traced through the analysis of Bardin data to analyze the official documents of the city hall, which determine the astronomy curriculum to be worked on in our early years, as well as the interpretation of the answers provided by the teachers. Based on this research, we can conclude that Curitiba is one of the cities with great parcipation participation in OBA at the national and state level, registered since 2008 and that has been showing a gradual increase in participation. The teachers who participated in this research considered that the issues of this Olympics addressed the content required by the municipality and contribute in a playful way to the teaching and learning of Astronomy and Astronautics, we started the years as a didactic pedagogical tool.
Descrição: Acompanha: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica como recurso didático para os anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25005
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
olimpiadaastronomiaastronauticacuritiba.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
olimpiadaastronomiaastronauticacuritiba_produto.pdf10,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons