Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24975
Título: Literatura Indígena na educação básica: uma proposta pedagógica para o 6.º ano do ensino fundamental
Autor(es): Barp, Daiane Caroline
Orientador(es): Consoli, Marcia Oberderfer
Palavras-chave: Literatura indígena
Índios - Usos e costumes
Literatura infantojuvenil
Indian literature
Indians - Social life and customs
Children's literature
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BARP, Daiane Caroline. Literatura Indígena na educação básica: uma proposta pedagógica para o 6.º ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A proposta de realizar um trabalho a partir do livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, escrito pelo autor indígena Kaká Werá Jecupé, tem o intuito de destacar a literatura infantojuvenil indígena brasileira. E teve por objetivo trazer um levantamento sobre as leis e documentos que versam sobre a educação indígena no Brasil e verificar como se dá o ensino sobre a cultura e a literatura indígena nas escolas brasileiras. Após toda a pesquisa bibliográfica inicial o trabalho culmina com a apresentação de uma proposta pedagógica em sala de aula para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a partir do livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, do autor indígena Kaká Werá Jecupé, na tentativa de levar para os estudantes aspectos sobre a cultura indígena, instigando a curiosidade e o conhecimento e buscando atenuar o preconceito existente para com os povos nativos brasileiros ressaltando a importância e relevância da diversidade. Como metodologia foram utilizados levantamentos bibliográficos com um vasto estudo sobre a legislação, com pesquisa na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seguida foi feita a verificação dos principais nomes representantes da literatura indígena brasileiros como Daniel Munduruku e Eliane Potiguara e de estudiosos da Literatura Infantojuvenil, dentre eles Ligia Cademartori e Nelly Novaes Coelho. O trabalho se faz de grande importância, pois analisa a obra de um dos principais autores indígenas brasileiros, Kaká Werá Jecupé, mostrando desde a sua trajetória como escritor indígena, bem como um breve relato de alguns capítulos da obra estudada. A pesquisa quer trazer a importância de não se trabalhar o tema somente no dia do índio o que torna o conhecimento escasso dentro de sala de aula, e acaba perpetuando o desconhecimento sobre os indígenas. É possível reconhecer as obras indígenas como importante material para trabalhar o que se pede dentro dos currículos escolares. Um professor de Língua Portuguesa ao trabalhar na sua disciplina o gênero textual fábula pode se utilizar do material aqui proposto, o livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, que se configura em vasto material para apresentar as questões indígenas. Ainda, por meio da obra aqui apresentada o professor pode trazer aos alunos, além de uma forma interessante de utilizar a produção de textos, conhecimento cultural, bem como ressaltar sentimentos de personagens indígenas trazidos pelo autor, dentre eles o amor, a coragem, o medo e as dúvidas.
Abstract: The proposal to make a work from the book As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, written by the indigenous author Kaká Werá Jecupé, aims to highlight the Brazilian indigenous children's and youth literature. And it aimed to bring a survey about the laws and documents that deal with the indigenous education in Brazil and to verify how the teaching about the indigenous culture and literature in the Brazilian schools takes place. After all the initial bibliographic research the work culminates with the presentation of a pedagogical proposal in the classroom for students of the 6th grade of Elementary School from the book The Fabulosas Fábulas de Iauaretê, by the indigenous author Kaká Werá Jecupé, in an attempt to take to the students aspects about the indigenous culture, stimulating curiosity and knowledge and seeking to alleviate the prejudice against the native Brazilian people, emphasizing the importance and relevance of diversity. As methodology were used bibliographical surveys with a vast study on the legislation, with research in the Federal Constitution and in the Law of Guidelines and Bases of the National Education, then it was made the verification of the main names representatives of the Brazilian indigenous literature as Daniel Munduruku and Eliane Potiguara and scholars of Children's Literature, among them Ligia Cademartori and Nelly Novaes Coelho. The work is of great importance, as it analyzes the work of one of the main Brazilian indigenous authors, Kaka Werá Jecupé, showing from his career as an indigenous writer, as well as a brief account of some chapters of the work studied. The research aims to bring the importance of not working on the theme only on Indian day, which makes knowledge scarce in the classroom, and ends up perpetuating the ignorance about the indigenous. Indigenous works can be recognized as important material for working on what is required within school curricula. A Portuguese language teacher working in his discipline the fable textual genre can use the material proposed here, the book As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, which is configured in vast material to present indigenous issues. Still, through the work presented here the teacher can bring students, in addition to an interesting way to use the production of texts, cultural knowledge, as well as highlight feelings of indigenous characters brought by the author, among them love, courage, fear and doubts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24975
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2019_2_06.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.