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Título: O lúdico no processo de ensino-aprendizagem de inglês: perspectivas na Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): Playful resources in the inglish language teaching-learning process: perspectives from the Education of Youth and Adults
Autor(es): Reche, Amanda Stanislawski
Orientador(es): Dagios, Marcele Garbin
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Aprendizagem de adultos
Ensino criativo
Ensino - Meios auxiliares
Language and languages - Study and teaching
Adult learning
Creative teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RECHE, Amanda Stanislawski. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem de inglês: perspectivas na Educação de Jovens e Adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho busca analisar as influências dos recursos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no contexto da Educação de Jovens e Adultos, especialmente no CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) de Pato Branco. Ademais, esta pesquisa é de grande relevância visto que há poucas análises publicadas sobre esse tema. Além disso, a EJA, por vezes, é esquecida por muitos, apesar de sua enorme importância. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivos observar a realidade escolar da EJA, como o perfil dos estudantes e a metodologia adotada, e as aulas de Língua Inglesa nesse contexto e analisar o uso de atividades lúdicas nesses momentos, bem como suas influências na prática pedagógica e na aprendizagem do Inglês. Para o embasamento teórico, foram utilizados, principalmente, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (PARANÁ, 2008), as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (PARANÁ, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016) como documentos norteadores da educação de jovens e adultos no Brasil e no Paraná. Para questões históricas sobre o ensino de línguas estrangeiras na EJA e a ludicidade no ensino de línguas, foram estudados Luckesi (2002), Lopes (2011), Lago (2010) e Sant’Anna, Spaziani e Góes (2014). Além disso, as perspectivas de linguagem e educação se baseiam nos estudos de Bakhtin (2016), na teoria vygotskiana e em Freire (1987). Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de caso de caráter qualitativo-interpretativo. O principal objeto de estudo foi investigar os recursos lúdicos, mas os materiais didáticos, as aulas observadas e aplicadas, as entrevistas com as professoras e os questionários respondidos pelos alunos foram de essencial contribuição. Sendo assim, este trabalho obteve resultados que comprovaram que as influências dos recursos lúdicos no contexto observado, em geral, são favoráveis. Por fim, conclui-se que este trabalho poderá contribuir para o melhor entendimento e melhoria da disciplina de Língua Inglesa na modalidade EJA, destacando como a ludicidade pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem, tanto para docentes, como para discentes.
Abstract: This work aims to analyze the influences of playful resources in the English language teaching-learning process, in the Education of Youth and Adults context, specifically at CEEBJA (State Center of Basic Education for Youth and Adults) - Pato Branco. In addition, the present analysis is fundamental to the context of EJA in Paraná, because there are almost no research projects in this educational field. Furthermore, EJA sometimes is forgotten by many people, despite its importance. Therefore, the main goals of this research is to understand EJA’s reality, such as the student’s profiles and the methodology adopted, to observe the English classes in that context and analyze the usage of playful activities, as well as its influences in the pedagogical practice and in the process of English language learning. For theoretical bases, Curricular Guidelines of Basic Education (PARANÁ, 2008), Curricular Guidelines of EJA (PARANÁ, 2006), Common National Curricular Basis (BRASIL, 2016) were used as guiding documents for youth and adult education in Brazil and Paraná. For historical background about foreign language teaching in EJA and playful resources in language teaching, Luckesi (2002), Lopes (2011), Lago (2010) and Sant'Anna, Spaziani and Góes (2014) were studied. Moreover, the perspectives of Language and Education are based on the studies of Bakhtin (2016), the Vygotskian theory and Freire (1987). Therefore, a qualitative-interpretative case study was carried out. The focus of study was to investigate the playful resources, but other significant points, such as the teaching-learning materials, class observations and the experimental classes with playful activities, the teacher’s interviews and the questionnaires answered by students were also of essential contribution. As a result, this work obtained results that proved that the influence of playful resources in the observed context, in general, were favorable. Finally, it is possible to conclude that this work can contribute to a better understanding and improvement of English language teaching-learning in EJA, highlighting how playful resources can influence in the teaching-learning process, both for teachers and students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24967
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