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Título: Competências e habilidades do contador em um ambiente de constante desenvolvimento tecnológico
Título(s) alternativo(s): The accountant competences and abilities in a constant technological developing environment
Autor(es): Fortunati, Bruna de Oliveira
Silva, Tharline Bueno da
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Competências essenciais
Contadores
Capital humano
Core competencies
Accountants
Human capital
Data do documento: 30-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FORTUNATI, Bruna de Oliveira.; SILVA, Tharline Bueno da. Competências e habilidades do contador em um ambiente de constante desenvolvimento tecnológico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: O constante desenvolvimento tecnológico tem trazido ao cenário da contabilidade uma diversidade de ferramentas e novas obrigatoriedades exigidas aos profissionais para atender as novas demandas do mercado. É inegável que a profissão do contador passou a exigir um número cada vez mais expressivo de competências e habilidades do profissional, que por sua vez, deve manter-se atualizado tanto no que diz respeito às normas e técnicas inerentes da área, quanto às tecnologias implementadas no setor para o cumprimento de obrigações. Devido às alterações trazidas para a área da contabilidade, a presente pesquisa busca identificar na percepção dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, bem como dos profissionais associados ao SESCAP e aos contadores com registro ativo ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), quais as competências e habilidades consideradas de maior relevância para atuação neste ambiente tecnológico. Essa pesquisa se enquadra como survey e é classificada como descritiva, apresentando abordagem quantitativa, a qual por meio de questionário obteve 243 respostas válidas, as quais foram analisadas por meio de planilhas eletrônicas utilizando-se de métodos de média, desvio padrão, variância e percentuais, além da realização da Análise Fatorial e a submissão a testes de normalidades, bem como o desenvolvimento de testes estatísticos, sendo devidamente averiguadas quanto à confiabilidade pelo coeficiente de Alfa de Cronbach, o qual viabilizou os achados do presente estudo. Conforme a caracterização dos respondentes, a amostra é composta essencialmente por profissionais que atuam nas mais diversas áreas, mas principalmente voltados à contabilidade gerencial e por discentes com e sem experiência profissional. Os achados apontam que, devido à introdução de novas tecnologias para o cenário da contabilidade, é exigido o desenvolvimento de competências e habilidades, salientando que, somente o conhecimento de normas e técnicas inerentes à profissão do contador não são suficientes para manter-se no mercado de trabalho. Ademais é possível identificar o papel da universidade na formação profissional, que deve manter sua estrutura curricular alinhada a tais exigências e que possibilitem a qualificação dos acadêmicos, futuros profissionais.
Abstract: The constant technological developing happens to be bringing to the accounting outlook some diversity of tools and requirements that are expected from the professionals in order to meet the market recent demands. It is undeniable that the accounting occupation has began to require a much more expressive number of abilities and competences from the professional, who, in turn, must keep themselves updated when it comes to regulations and methods that are inherent to the area and also the technologies implemented in the field seeking compliance of obligations. Due to the modifications that were brought the the field of accounting, this research seeks to identify, on the perception of a public Higher Education Institution students (HEI), as well as professionals associated to the SESCAP and accountants with active register on the Conselho Regional de Contabilidade (CRC), which abilities and competences are considered the most relevant for the practice in this technological environment. The research fits the guidelines of a survey and is classified as descriptive, providing a quantitative approach which, through a questionnaire has obtained 243 valid answers, all of them analyzed via electronic spreadsheets utilizing the rate method, standard-deviation, variance and percentages, as well as the Factor Analysis and the submission of normalities and the developing of statistical tests, all properly ascertained to the reliability due to Cronbach's Alpha Coefficient, which has enabled the findings of this research. According to the characterization of the respondents, the sample is composed, essentially by professionals that practice in many diverse areas, but mostly oriented to managing accounting, and students with or without professional background. The findings show that, due to the introduction of new technologies to the outlook of accounting, the development of competence and abilities is required, stressing that the knowledge of rules and techniques that are inherent to the position of accountant is not enough to maintain a stable position on the job market. Furthermore, it is possible to identify the role of the university when it comes to the professional formation, as it should keep its curricular structure aligned to said requirements and, therefore, enable the qualification of professionals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24896
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