Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24875
Título: Considerações sobre a formação do engenheiro nas escolas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Considerations about engineer training in brazilian schools
Autor(es): Parizoto, Gabriel Henrique Silveira
Orientador(es): Corelhano, Angelo Giovanni Bonfim
Palavras-chave: Engenheiros
Escolas de engenharia
Formação profissional
Engineers
Engineering schools
Occupational training
Data do documento: 8-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PARIZOTO, Gabriel Henrique Silveira. Considerações sobre a formação do engenheiro nas escolas brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que visa compreender os aspectos envolvidos na formação do engenheiro brasileiro atualmente, suas carências e as tendências para o futuro do ensino e da atuação em engenharia. De forma a caracterizar a necessidade da atuação do engenheiro em sua sociedade, foram pesquisadas as bases históricas do desenvolvimento do ensino de engenharia em diversos cenários, estrangeiros e nacionais. Com base nestas informações, a busca se direcionou em encontrar evidências de mudanças de atividades em que a engenharia vem se inserindo, bem como as competências necessárias ao engenheiro contemporâneo para um bom desempenho da profissão. Através da busca também foi possível apontar alguns obstáculos que o atual modelo de formação dos engenheiros oferece aos estudantes, bem como suas consequências na vida profissional do egresso. Por fim, o trabalho preocupou-se em discutir algumas propostas encontradas por diversas instituições de ensino para contornar as dificuldades observadas em vários graus do processo de formação dos novos engenheiros, partindo do aluno, passando pela figura do professor de engenharia e chegando à faculdade e a sociedade.
Abstract: This work is a qualitative and bibliographical research, which aims to understand the aspects involved in the training of the Brazilian engineer currently, its needs and trends for the future of teaching and engineering. In order to characterize the need of the engineer in his / her society, the historical bases of the development of the engineering teaching in diverse scenarios, foreign and national, were investigated. Based on this information, the search was directed at finding evidence of changes in the activities in which engineering is being inserted, as well as the skills needed by the contemporary engineer for a good performance of the profession. Through the search it was also possible to point out some obstacles that the current model of training of engineers offers students, as well as their consequences in the professional life of the egress. Finally, the work was concerned with discussing some proposes found by various educational institutions to overcome the difficulties observed in various degrees of the training process of the new engineers, starting from the student, passing the figure of the engineering professor and arriving at college and the society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24875
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoengenheiroescolasbrasileiras.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.