Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Robson Aparecido Ramos-
dc.date.accessioned2021-04-15T19:00:52Z-
dc.date.available2021-04-15T19:00:52Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationROCHA, Robson Aparecido Ramos. Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24777-
dc.descriptionAcompanha: Modelagem matemática e experimentação: sugestões ao professor.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate “What roles do the different interpretant signs used or derived in communication take on in Mathematical Modeling activities with experimentation?” For this, we are based on Mathematical Modeling as a pedagogical alternative and Peircean Semiotic about Communication Theory. With this, we developed two activities of mathematical modeling with experimentation in the discipline of Chemistry, with eight students from a class of 2nd grade of High School of a rural school located in the interior of Paraná. The methodological contributions that guided our analyzes are based on qualitative research and are organized according to the guidelines of Content Analysis. After reporting the activities developed, the analysis of the selected corpus allowed to show different interpretant, intentional, effective, and communicational signs, which were used or produced in the different phases of the activities. The signs revealed the roles of stimulating, guiding, relating, simplifying, hypothesis raising, understanding, representation and validation. The semiotic look allowed the survey of the category of intensions and objectives that is causally related to the role of intentional interpretant signs; the category ideas and experiences related to the meanings attributed through the roles of the effective interpretant signs and the category means of treatment related to the roles of the communicational interpretant signs. Through the categories it was possible to highlight communication in the classroom and how communication led students to learn Chemistry and Mathematics. The analyzes also made it possible to highlight the action of the semiosis that was made through the communication established between those involved in the development of the activities. The Educational Product that originated through this research, entitled “Mathematical Modeling and experimentation: suggestions to the teacher” is a material that contains the activities developed in this research and a few more suggestions of Mathematical Modeling activities with experimentation. In organizing the material, we make the activities available, give suggestions on how the teacher can conduct them, exemplify with possible mathematical approaches, and suggest some references on the topics covered that are present in the literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectComunicação e educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectCommunication and educationpt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.titleUma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeAn analysis semiotic of communication in mathematical modeling activities with experimentationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar “Que papéis os diferentes signos interpretantes usados ou produzidos na comunicação assumem em atividades de Modelagem Matemática com experimentação?”. Para isso, nos fundamentamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e na Semiótica Peirceana no que se refere à Teoria da Comunicação. Por meio dos signos interpretantes usados ou produzidos no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática com experimentação fazemos uma análise semiótica para tais signos. Com isso, desenvolvemos duas atividades de modelagem matemática com experimentação na disciplina de Química, com oito estudantes de uma turma de 2ª série do Ensino Médio de um Colégio do Campo situado no interior do Paraná. Os aportes metodológicos que nortearam nossas análises fundamentam-se na pesquisa qualitativa e estão organizadas conforme as orientações da Análise de Conteúdo. Após relatarmos as atividades desenvolvidas, a análise do corpus selecionado permitiu evidenciar diferentes signos interpretantes intencionais, efetuais e comunicacionais, que foram usados ou produzidos nas diferentes fases das atividades. Os signos revelaram os papéis estimular, orientar, relacionar, simplificar, levantamento de hipótese, compreensão, representação e validação. O olhar semiótico permitiu o levantamento da categoria intensões e objetivos que está relacionada diretamente com o papel dos signos interpretantes intencionais; a categoria ideias e experiências relacionada diretamente com os significados atribuídos por meio dos papéis dos signos interpretantes efetuais e a categoria meios de tratamento relacionada diretamente com os papéis dos signos interpretantes comunicacionais. Por meio das categorias foi possível evidenciar a comunicação na sala de aula e como a comunicação conduziu os estudantes ao aprendizado da Química e da Matemática. As análises também permitiram evidenciar a ação da semiose que se fez por meio da comunicação estabelecida entre os envolvidos no desenvolvimento das atividades. O Produto Educacional que se originou por meio desta pesquisa, de título “Modelagem Matemática e experimentação: sugestões ao professor” trata-se de um material que contém as atividades desenvolvidas presentes nesta pesquisa e mais algumas sugestões de atividades de Modelagem Matemática com experimentação. Na organização do material disponibilizamos as atividades, damos sugestões de como o professor pode conduzi-las, exemplificamos com possíveis abordagens matemáticas e sugerimos algumas referências sobre os temas abordados que estão presentes na literatura.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8205-9377pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315465553592352pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Daiany Cristiny-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0584-956Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786318604195925pt_BR
dc.contributor.referee3Ferruzzi, Elaine Cristina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3378-5185pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067396155971520pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons