Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24776
Título: Expressões aritméticas: dificuldades encontradas entre alunos ingressantes no primeiro ano do ensino médio da escola técnica Guaracy Silveira
Título(s) alternativo(s): Arithmetic expressions: difficulties encountered among students entering the first year of high school at the technical school Guaracy Silveira
Autor(es): Rosa, Claudionor Alves da Santa
Orientador(es): Almeida, Braian Lucas Camargo
Palavras-chave: Aritmética
Ensino
Aprendizagem
Arithmetic
Teaching
Learning
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTA ROSA, Claudionor Alves da. Expressões aritméticas: dificuldades encontradas entre alunos ingressantes no primeiro ano do ensino médio da escola técnica Guaracy Silveira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar nos alunos ingressantes no 1º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio, da Escola Técnica Guaracy Silveira, as dificuldades em aproveitar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental na resolução de expressões aritméticas, aplicando o processo de desenvolvimento de competências e habilidades, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a unidade temática “Números”. A metodologia utilizada foi por Levantamento, no qual as informações obtidas foram por instrumento de coleta de dados através de atividade individual na resolução de um único Exercício de expressões aritméticas. O Exercício foi dividido em seis fases: Fase 0 (zero), Fase 1, Fase 2, Fase 3, Fase 4 e Fase 5 e para resolvê-lo, são necessárias as competências e habilidades adquiridas ao longo do Ensino Fundamental. Apesar dos alunos ingressantes no 1º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Guaracy Silveira realizarem uma prova de admissão (vestibulinho), 78% dos alunos têm dificuldades na resolução de expressões aritméticas, suas relações a partir de diferentes significados, assim como a aplicação de operações básicas e fundamentais que envolvam números naturais, números racionais e procedimentos de cálculo mental e escrito, o que dificulta o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de situações-problema, não somente no cotidiano da sala de aula, mas também fora da escola. Uma das percepções deste trabalho, e o que se torna ainda mais preocupante, é a situação cultural e social em que os alunos, pais e responsáveis estão inseridos. Destes últimos, alguns não demonstram uma real preocupação no desenvolvimento das potencialidades de aprendizagem de seus filhos, pois o não estudar, ser promovido para o ano seguinte, sem o desenvolvimento de habilidades, está se tornando algo cultural, aceito pelos pais, se enraizando na sociedade, tornando-se um fenômeno social coletivo.
Abstract: This research has as objective to identify the students entering the 1st year of Technical Education Integrated to High School, from the Technical School Guaracy Silveira, the difficulties in taking advantage of the knowledge acquired in Elementary School in solving arithmetic expressions, applying the process of developing competencies and skills, of according to the National Common Curricular Base (BNCC), for the thematic unit “Numbers”. The methodology used was by Survey, in which the information obtained was a data collection instrument through individual activity in the resolution of a single Exercise of arithmetic expressions. The Exercise was divided into six phases: Phase 0 (zero), Phase 1, Phase 2, Phase 3, Phase 4 and Phase 5 and to solve it, the competences and skills acquired during Elementary School are required. Although students entering the 1st year of Technical Education Integrated to High School at Escola Técnica Guaracy Silveira take an admission test, 78% of students have difficulties in solving arithmetic expressions, their relations from different meanings, as well as the application of basic and fundamental operations involving natural numbers, rational numbers and mental and written calculation procedures, which makes it difficult to develop skills and competencies in solving problem situations, not only in the classroom, but also outside from school. One of the perceptions of this work, and what is even more worrying, is the cultural and social situation in which students, parents and guardians are inserted. Of the latter, some do not show a real concern in the development of their children's learning potential, since not studying, being promoted to the next year without developing skills is becoming something culturally accepted by parents, taking root in society, becoming a collective social phenomenon.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24776
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_12.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.