Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24773
Título: Musicalizando o ensino de ciências: a paródia no processo ensino - aprendizagem por intermédio do google sala de aula
Título(s) alternativo(s): Making science education musical: parody in the teaching - learning process through google classroom
Autor(es): Vieira, Carla Gisele de Freitas
Orientador(es): Andrade, Zinara Marcet de
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Ensino híbrido
Música
Science - Study and teaching
Blended learning
Music
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: VIEIRA, Carla Gisele de Freitas. Musicalizando o ensino de ciências: a paródia no processo ensino - aprendizagem por intermédio do google sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática as paródias musicais como estratégia de motivação no processo de ensino aprendizagem. Seu objetivo consistiu em verificar como o uso de tais paródias, quando elaboradas pelos alunos dos 7º anos, por meio da plataforma digital Google Sala de Aula, pode ser um recurso didático facilitador da apropriação dos conteúdos nas aulas de Ciências. A pesquisa foi motivada pela percepção de que, muitas vezes, os alunos não se sentem interessados a buscar compreender os conceitos científicos durante as aulas com métodos tradicionais, em razão dos mesmos serem associados à memorização de conceitos abstratos que dificultam os processos de aprendizagens. Para tanto, após trabalharmos os conteúdos, os estudantes foram desafiados a criar paródias musicais. O resultado nos aponta que se faz necessário que os professores busquem práticas diferenciadas e lúdicas para suas aulas, favorecendo uma aprendizagem significativa aos educandos. A pesquisa também indicou que houve uma contribuição positiva com o uso da plataforma digital e que a música, em forma de paródias, pode facilitar o aprendizado, constatando que essa é um recurso de grande relevância na assimilação de conceitos e no Ensino de Ciências.
Abstract: This work had the theme of musical parodies as a motivation strategy in the teachinglearning process. Its objective was to verify how the use of such parodies, when elaborated by students of the 7th years, through the digital platform Google Classroom, can be a didactic resource that facilitates the appropriation of the contents in Science classes. The research was motivated by the perception that, often, students do not feel interested in trying to understand scientific concepts during classes with traditional methods, because they are associated with the memorization of abstract concepts that hinder the learning processes. Therefore, after working on the contents, the students were challenged to create musical parodies. The result shows us that it is necessary for teachers to seek differentiated and playful practices for their classes, favoring meaningful learning for students. The research also indicated that there was a positive contribution with the use of the digital platform and that music, in the form of parodies, can facilitate learning, realizing that this is a highly relevant resource in the assimilation of concepts and in Science Teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24773
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_9.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.