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Título: Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling in the early years of elementary school: a look at the semiotic representation records
Autor(es): Nunomura, Andréa Regina Teixeira
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Semiótica
Mathematical models
Mathematics (Fundamental education)
Learning
Semiotics
Data do documento: 12-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NUNOMURA, Andréa Regina Teixeira. Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O presente estudo tem como referencial teórico a Modelagem Matemática no contexto dos Anos Iniciais, juntamente com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. O estudo tem como objetivo evidenciar a aprendizagem dos estudantes a partir da análise dos Registros de Representação Semiótica no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Consideramos a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica na qual se faz uma abordagem, por meio da matemática, de um problema não essencialmente matemático. Na perspectiva da Educação Matemática, a Modelagem Matemática apresenta-se como uma possibilidade de aproximar, relacionar e formalizar a Matemática estudada em âmbito escolar, a partir do cotidiano do estudante. Buscando possibilitar a compreensão do objeto matemático presente nas atividades de Modelagem Matemática, encontramos na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval um alicerce para nossa abordagem metodológica, a qual utilizamos nas análises das atividades. As atividades foram desenvolvidas com 22 alunos de um 4º. ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Londrina-Pr., no ano de 2019. A análise qualitativa nos possibilitou evidenciar que a aprendizagem é subsidiada por diferentes registros que os alunos produzem, principalmente com o requerimento da professora, a partir da comunicação oral que realizam enquanto desenvolvem as atividades. A pesquisa permitiu evidenciar que as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas viabilizaram a utilização e exploração de diferentes Registros de Representação Semiótica, bem como as atividades cognitivas de tratamento e de conversão, ou seja, foram mobilizados mais de um registro, ficando explícita a coordenação realizada pelos estudantes. Com isso, podemos considerar que a Modelagem Matemática, atrelada aos Registros de Representação Semiótica, podem fornecer importantes subsídios para que ocorra a aprendizagem no contexto dos Anos iniciais. O produto educacional, constituído a partir do estudo realizado, é um caderno de atividades com sugestões de encaminhamentos para o professor implementar Modelagem Matemática na sala de aula do Ensino Fundamental.
Abstract: The present study has as a theoretical reference the Mathematical Modeling in the context of the Early Years, together with Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Records. The study aims to show students’ learning from the analysis of Semiotic Representation Records in the development of Mathematical Modeling activities. We consider Mathematical Modeling as a pedagogical alternative in which we approach, through mathematics, a problem that is not essentially mathematical. From the perspective of Mathematical Education, Mathematical Modeling presents itself as a possibility to approximate, relate and formalize the Mathematics studied at school, from the student’s daily life. Seeking to enable the understanding of the mathematical object present in the activities of Mathematical Modeling, we find in Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Records a foundation for our methodological approach,which we use in the analysis of activities. The activities were developed with 22 students from a 4th year of a munucipal elementary school, located in the metropolitan region of Londrina-Pr., in 2019. The qualitative analysis allowed us to show that learning is subsidized by different records that students produce, mainly with the teacher’s requirement, based on the oral communication they perform while developing the activities. The research showed that the Mathematical Modeling activities developed enabled the use and exploration of different Semiotic Representation records, as well as cognitive activities of treatment and conversion, that is, more than one record was mobilized, making explicit the coordination carried out by the students. With this, we can consider that Mathematical Modeling, linked to the Semiotic Representation Records, can provide important subsidies for learning to take place in the context of the Early Years. The educacional product, based on the study carried out, is na activity notebook with suggestions for referrals for the teacher to implemente Mathematical Modeling in the Elementary School classroom.
Descrição: Acompanha: Explorando a escola: possibilidades de atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24665
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