Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24565
Título: Melhoria de processos: um estudo aplicado em uma linha de produção de sistemas de armazenagem
Título(s) alternativo(s): Process improvement: applied study in a storagement systems production line
Autor(es): Costa, Lemuel Goulart da
Valério, Thayne Pacheco
Orientador(es): Pietrovski, Eliane Fernandes
Palavras-chave: Estudo do tempo
Estudo do movimento
Paletes (Transporte, armazenagem, etc.)
Produtividade industrial
Time study
Motion study
Pallets (Shipping, storage, etc.)
Industrial productivity
Data do documento: 7-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COSTA, Lemuel Goulart da; VALÉRIO, Thayne Pacheco. Melhoria de processos: um estudo aplicado em uma linha de produção de sistemas de armazenagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de graduação aborda o sistema de produção de uma empresa de armazenagem. O estudo busca otimizar a fabricação a partir de uma análise de fluxo e cronoanálise, para posteriormente propor soluções aos problemas e otimização da linha produtiva do sistema de armazenagem, os porta paletes. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa, com a coleta de dados por meio do indicador de Eficiência Global do Equipamento (OEE) avaliada diretamente na produção dos porta paletes e com dados qualitativos, com as observações participativas durante o processo de projeto de melhorias a serem implantadas. Como resultados demonstrou-se que a coleta de dados diretamente do processo produtivo, permite a identificação dos pontos mais críticos, para que se obtenha melhorias significativas, para que haja redução de retrabalhos e índices de refugo dos porta paletes do sistema de armazenagem.
Abstract: The presenting work of conclusion course approaches the production system of a storagement systems company. This study intends to optimize the manufacturing process through the production flow analysis and a chrono-analysis, followed by a solution proposal to the pallet rack’s manufacturing line. The methodology applied is a quantitative research, gathering data to evaluate the Overall Equipment Efficiency (OEE) directly on the pallet rack’s production line, but also a qualitative research with an observation from the production line and improvement projects for manufacturing control to be implemented. As results, it was demonstrated that the data gathering directly from the production line allows the identification of the most critical issues to obtain significant improvements ideas to rework reduction and lower scrap rates at the paletes rack’s manufacturing line.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24565
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
melhoriaprocessosestudoaplicado.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.