Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24507
Título: Criação de um plano de contingência para redutores de velocidade para um setor de uma empresa moageira de soja da região dos Campos Gerais
Título(s) alternativo(s): Creation of a speed reducer contingency plan for a sector of a milling company in the Campos Gerais region
Autor(es): Paulo, Lucas Issamu Nakasone
Orientador(es): Carvalho, Marcelo Vasconcelos de
Palavras-chave: Soja - Indústria
Máquinas - Manutenção e reparos
Localização de falhas (Engenharia)
Manutenção - Indicadores
Tabelas de contingência
Soybean industry
Machinery - Maintenance and repair
Fault location (Engineering)
Maintenance - Directories
Contingency tables
Data do documento: 28-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PAULO, Lucas Issamu Nakasone. Criação de um plano de contingência para redutores de velocidade para um setor de uma empresa moageira de soja da região dos Campos Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: As técnicas de manutenção preventivas e preditivas são de extrema importância para um bom funcionamento de uma planta industrial, porém devido a condições operacionais adversas, sempre existe a possibilidade de ocorrerem falhas catastróficas. O presente trabalho trata da confecção de um plano de contingência voltado à manutenção corretiva, reduzindo o tempo em intervenção de redutores de velocidade de máquinas críticas. Com a catalogação sistemática dos equipamentos, uma comissão interdisciplinar com integrantes dos setores da produção, qualidade, manutenção e segurança, elencou-se o nível de criticidade dos equipamentos com base em segurança, processo e custos. Como resultado dessa catalogação, obteve-se uma planilha centralizada com dados importantes de redutores utilizados na planta. Utilizando-se este banco de dados é possível traçar uma estratégia para realizar a alocação de um redutor de um equipamento de menor criticidade para dar uma continuidade do funcionamento do equipamento de maior criticidade, reduzindo o tempo médio de reparo (MTTR).
Abstract: Preventive and predictive maintenance techniques are extremely important for a proper functioning of an industrial plant, however due to adverse operating conditions there is always the possibility for a catastrophic failure to occur. The present work deals with the elaboration of a contingency plan aimed at corrective maintenance, in order to reduce the intervention time on speed reducers of critical machines. With the systematic cataloging of the equipment, an interdisciplinary committee with members from the production, quality, maintenance and safety sectors, the criticality levels were listed based on safety, process and costs. As a result of this cataloguing, a centralized spreadsheet with important data of the plant’s speed reducers was created. Using the database, it was possible to map out a strategy to allocate a less critical gearbox in order to give continuity to the operation of a more critical equipment, thus reducing the mean time to repair (MTTR).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24507
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2019_2_7.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.