Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24464
Título: Planejamento e controle para equilíbrio financeiro em pequenos municípios
Autor(es): Matzanbacher, Juliano
Orientador(es): Torres, Ricardo Lobato
Palavras-chave: Orçamento municipal - Planejamento
Finanças municipais - Controle
Transferências de recursos financeiros governamentais
Municipal budgets - Planning
Municipal finance - Control
Transfer payments
Data do documento: 22-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MATZENBACHER, Juliano. Planejamento e controle para equilíbrio financeiro em pequenos municípios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa que tem por objetivo verificar se os gestores municipais utilizam adequadamente alguns dos instrumentos de planejamento e controle financeiro e orçamentário. Debate os dados informados pelos Municípios ao Ministério da Fazenda e ao Tribunal de Contas do Estado, órgãos externos à Administração Pública Municipal, vinculados às esferas federal e estadual, respectivamente. Examina o percentual de investimentos realizados pelos Municípios em relação à Despesa Total demonstrando o quanto diminutos foram no período avaliado. Apura o grau de dependência dos Municípios às transferências de FPM, ICMS e Fundeb, demonstrando o quanto relevantes são estas transferências externas para os pequenos Municípios. Avalia o grau de assertividade dos Municípios na previsão das receitas e das despesas, bem como também das metas bimestrais de arrecadação, demonstrando que os Municípios avaliados precisam aprimorar a qualidade destes instrumentos avaliados, como forma de contribuir para o planejamento e controle financeiro dos pequenos Municípios.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24464
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_24.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.