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Título: Análise das condições de lubrificação de motores testados em dinamômetro a frio utilizando dados tribológicos obtidos em laboratório
Título(s) alternativo(s): Conditions analysis of engine lubrication tested in cold start dynamometer using tribological data obtained in laboratory
Autor(es): Tonella Junior, Jorge Luiz
Orientador(es): Pintaude, Giuseppe
Palavras-chave: Lubrificação e lubrificantes
Motores de combustão interna
Atrito
Tribologia - Análises
Rugosidade de superfície
Viscosidade
Interpolação
Lubrication and lubricants
Internal combustion engines
Friction
Tribology - Analysis
Surface roughness
Viscosity
Interpolation
Data do documento: 30-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TONELLA JUNIOR, Jorge Luiz. Análise das condições de lubrificação de motores testados em dinamômetro a frio utilizando dados tribológicos obtidos em laboratório. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso comparativo entre dois tribossistemas distintos de anel de pistão, lubrificante e camisa de cilindro. Utilizou-se dois blocos de motores modelo BR10 fornecidos pela Renault do Brasil. Para tanto, se propôs uma metodologia de utilização de dados tribológicos obtidos em laboratório, especificamente em tribômetro usando um sistema de movimento recíproco, com contato semelhante ao anel-camisa para a determinação dos coeficientes de atrito. Utilizou-se software MatLab® para calcular as espessuras de filme lubrificante correspondentes às diferentes rotações de teste de dinamômetro a frio. As camisas e anéis de pistão foram caracterizados quanto à sua microestrutura e rugosidades, que foram consideradas fixas para os estudos de caso. Soluções empíricas são apresentadas para determinar uma relação entre coeficiente de atrito e rotações de motor durante o teste dinamométrico, tendo como variável a viscosidade do óleo. Concluiu-se que a metodologia empregada para correlação laboratório e bancada foi robusta suficiente para prever as variações em atrito esperadas com relação à viscosidade, rotação do motor e temperatura através de uma curva com comportamento similar à curva de Stribeck.
Abstract: This research presents a comparative case study between two different tribosystems of piston ring, cylinder liner and lubricants. It was studied two engine blocks BR10 model, given by Renault of Brazil. For such affair, it was proposed a methodology of tribological data use, obtained through laboratory tests, more specifically on a reciprocating tribometer, with contact similar to piston ring-cylinder liner to determine friction coefficients. It was used MatLab® software to calculate the lubricant film thickness corresponding to equivalents to diverse engine rotations on cold dynamometer test. The cylinder liners and piston rings were characterized for its microstructure and roughness, which were considered as steady condition for the case studies. Empirical solutions are presented to determine a relation between friction coefficient and engine rotations during dynamometer test, having as variable the lubricant oil viscosity. It was concluded that the methodology used for laboratory correlation and test equipment was strong enough to predict the friction variations expected with relation of viscosity, engine rotation and temperature through a Stribecklike curve behavior.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24361
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