Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24306
Título: Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem das TICs nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Reflections on the teaching and learning process of icts in the early years of Elementary Education
Autor(es): Santos, Roberta dos
Orientador(es): Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho
Palavras-chave: Comunicação e tecnologia
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Ensino
Communication and technology
Information technology
Educational technology
Learning
Teaching
Data do documento: 16-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Roberta dos. Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem das TICs nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis no processo de ensino aprendizagem, analisando os desafios e os avanços encontrados por eles. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de forma a refletir sobre a utilização das tecnologias na educação, bem como, transformar o “fazer pedagógico” por intermédio da ruptura de paradigmas entre o aluno, o professor e o conhecimento, uma vez que as tecnologias digitais interatuam como uma ferramenta mediadora de cultura com maior competência interativa, permitindo recriar as relações, colaborando para que o aluno adquiria o conhecimento imprescindível e, consequentemente, contribuindo em qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This research aims to reflect on how teachers in the early years of elementary school use the Information and Communication Technologies available in the teaching-learning process, analyzing the challenges and advances found by them. The work was developed through bibliographic research, in order to reflect on the use of technologies in education, as well as, transforming the “pedagogical doing” through the rupture of paradigms between the student, the teacher and the knowledge, since digital technologies interact as a cultural mediation tool with greater interactive competence, allowing to recreate relationships, collaborating só that the student acquired the essential knowledge and, consequently, contributing to quality in the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24306
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_45.pdf431,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.