Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24272
Título: Riot Grrrl: uma análise semiótica da fanzine Thorn 2
Autor(es): Moura, Melissa Ribas
Orientador(es): Cresto, Lindsay Jemima
Palavras-chave: Grupos de rock
Arte narrativa
Músicos de punk rock
Fanzines
Rock groups
Narrative art
Punk rock musicians
Fan magazines
Data do documento: 2-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOURA, Melissa Ribas. Riot Grrrl: uma análise semiótica da fanzine Thorn 2. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as bases teóricas e uma análise semiótica da fanzine Thorn 2 produzida pelo movimento de punk feminista Riot Grrrl, movimento de expressão dos anos 90 nos Estados Unidos, objeto de estudo pesquisado e realizado através de uma análise de imagem de seus signos plásticos, icônicos e linguísticos sistematizados através do modelo proposto pela autora Martine Joly (2007), e como os signos se relacionam e representam um tipo de narrativa visual. As fanzines foram um meio importante de comunicação e construção de identidade na época e representaram uma forma acessível para as mulheres trocarem informações e se expressarem em uma época em que a internet não era tão popular. É esperado que esta análise represente uma tentativa de significação e interpretação de como os diferentes tipos de signos se relacionam entre si e produzem associações de elementos conhecidos culturalmente e socialmente pelo público.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as bases teóricas e uma análise semiótica da fanzine Thorn 2 produzida pelo movimento de punk feminista Riot Grrrl, movimento de expressão dos anos 90 nos Estados Unidos, objeto de estudo pesquisado e realizado através de uma análise de imagem de seus signos plásticos, icônicos e linguísticos sistematizados através do modelo proposto pela autora Martine Joly (2007), e como os signos se relacionam e representam um tipo de narrativa visual. As fanzines foram um meio importante de comunicação e construção de identidade na época e representaram uma forma acessível para as mulheres trocarem informações e se expressarem em uma época em que a internet não era tão popular. É esperado que esta análise represente uma tentativa de significação e interpretação de como os diferentes tipos de signos se relacionam entre si e produzem associações de elementos conhecidos culturalmente e socialmente pelo público.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24272
Aparece nas coleções:CT - Narrativas Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENAV_III_2018_06.pdf7,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.