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Título: Análise dos efeitos de um programa de intervenção na coordenação motora grossa de crianças com atrasos coordenativos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the effects of an intervention program on the Gross motor coordination in childrens with coordinated delays
Autor(es): Vaz, Maria Clara Soares de Oliveira
Orientador(es): Afonso, Gilmar Francisco
Palavras-chave: Capacidade motora em crianças
Aprendizagem motora
Motivation (Psychology)
Aptidão física em crianças
Motor ability in children
Motor learning
Motivation (Psychology)
Physical fitness for children
Data do documento: 7-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VAZ, Maria Clara Soares de Oliveira. Análise dos efeitos de um programa de intervenção na coordenação motora grossa de crianças com atrasos coordenativos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Níveis adequados de coordenação motora grossa são importantes preditores do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças. Entretanto, verifica-se um considerável declínio do desempenho coordenativo nas últimas décadas. Diante desse cenário, estratégias variadas e efetivas precisam ser elaboradas para reduzir o número de crianças com atrasos no desenvolvimento da coordenação motora grossa e seus prejuízos subjacentes à saúde e formação. Os objetivos do trabalho foram analisar os efeitos de um programa de intervenção na coordenação motora grossa de crianças com atrasos coordenativos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com delineamento experimental, pré e pós teste. O programa de intervenção foi realizado em 73 crianças, com idades entre 05 e 10 anos, estudantes da rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba/PR, divididas em dois grupos (controle = 35, e intervenção = 38). A coordenação motora grossa foi avaliada por meio da bateria de testes KTK. O programa consistiu em 12 semanas, com uma aula de 50min semanal, em que foram realizadas atividades alicerçadas nas estratégias da Técnica de Motivação Orientada Para Maestria – estrutura “TARGET”, e no livro “Escola da Bola – Um ABC para Iniciantes nos Jogos Esportivos”. As diferenças entre os grupos foram testadas pelo teste t independente antes e depois e as diferenças dentre os grupos pelo teste t dependente. Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas no grupo intervenção, do primeiro para o segundo momento, em todos os testes – com exceção do Salto Monopedal, aos 05 anos. Ao analisarmos o Teste T Independente, no primeiro momento, o grupo intervenção apresentou diferenças significativas em relação ao grupo controle, tendo um desempenho coordenativo pior. Entretanto, no segundo momento, diferenças significativas entre os grupos não foram encontradas – demonstrando o avanço do grupo intervenção, que se equiparou aos seus pares não expostos. Concluí-se que um programa interventivo, com duração de 12 semanas, utilizando os jogos da “Escola da Bola” em conjunto com o “TARGET”, trazem melhorias significativas no desempenho coordenativo das crianças, entre os 05 e 10 anos de idade, além de, possivelmente, melhorar a sociabilidade destas. O nível de significância foi mantido em 5%. Todas as análises foram realizadas no software SPSS v.23,0.
Abstract: Adequate levels of gross motor coordination are important predictors of children’s motor, cognitive and affective development. However, there is a considerable decline in coordinate over the last decade. Given this scenario, varied and effective strategies need to be elaborated to reduce the number of children with delays in the development of gross motor coordination and their underlying health and training losses. The objectives of the program were to analyze the effects of an intervention program on the gross motor coordination of children with coordinated delays. This is a quantitative, descriptive research, with experimental design, pre and post test.The intervention program was carried out in 73 children, aged between 05 and 10 years, students of the city of Curitiba/PR Municipal School Network, divided into two groups (control = 35, intervention = 38). The gross motor coordination was assessed using the KTK motor battery and the experimental treatment consisted in a 12-week, with a weekly 50min class, in which activities were carried out based on Mastery Goal Orientation – “TARGET” strategies and in “The Ball School – An ABC for Beginners in Sport Games” book. The differences between the groups were tested by the independent t test before and after and the difference among the groups by the tdependent test. Statiscally significance differences were found in the intervention group, from the first to the second moment, in all tests – except for the Monopedal Jump, at 05 years. When analyzing the the Independent T Test, in the first moment, the intervention group showed significant differences in relation to the control group, having a worse coordinating performance. However, in the second moment, significant differences between groups were not found – demonstrating the progress of the intervention group, wich equated with its unexposed peers. It is concluded that a 12-week interventional program using the “The Ball School” games in conjuction of the “TARGET” brings significant improvements in the coordinating performance in children, between 05 and 10 years old, besides improving their sociability. The level of significance was maintained at 5%. All analyzes were performed in SPSS v.23.0 software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24231
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