Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24069
Título: Planejamento estratégico como tomada de decisão em uma empresa de assessoria de investimentos
Título(s) alternativo(s): Strategic planning as decision making based on the balanced scorecard in a systems engineering company
Autor(es): Pereira, Lucas Gabriel Garcia
Orientador(es): Chiroli, Daiane Maria De Genaro
Palavras-chave: Investimentos - Análise
Processo decisório
Sistemas de suporte de decisão
Planejamento estratégico
Investment analysis
Decision making
Decision support systems
Strategic planning
Data do documento: 22-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Lucas Gabriel Garcia. Planejamento estratégico como tomada de decisão em uma empresa de assessoria de investimentos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O mercado de investimentos possui grande dinamicidade, portanto existe a dificuldade de implantar um planejamento estratégico de longo prazo. Uma abordagem clássica da estratégia, como um plano de ações para se atingir um objetivo final, a partir de um contexto inicial é incompleta dada as rápidas mudanças no setor, durante a execução do que foi planejado o panorama muda. O presente estudo tem por objetivo fornecer indicadores que estabelecem uma relação de causa e efeito entre os esforços realizados pelos colaboradores. O trabalho também aplica na empresa uma ferramenta que traduz objetivos qualitativos em quantitativos facilitando assim a medição do desempenho das iniciativas estratégicas realizadas. A metodologia consiste em análise dos fatores críticos de sucesso, determinação dos objetivos estratégicos e criação de um mapa de causa e efeito, definição de medidas de desempenho qualitativas e quantitativas. Determinação das variáveis influenciadoras do ambiente interno e externo, análise e conclusão. Portanto, podemos concluir que uma estratégia efetiva deve possuir flexibilidade para mudanças ao longo do percurso.
Abstract: The investment market is very dynamic, so it is difficult to implement long-term strategic planning. A classic approach to strategy, such as an action plan to reach an end goal, from an initial context is incomplete given the rapid changes in the industry as the planned landscape changes. This study aims to provide indicators that establish a cause and effect relationship between the efforts made by employees. The work also applies in the company a tool that translates qualitative objectives into quantitative, thus facilitating the measurement of the performance of the strategic initiatives undertaken. The methodology consists of analysis of critical success factors, determination of strategic objectives and creation of a cause and effect map, definition of qualitative and quantitative performance measures. Determination of the influencing variables of the internal and external environment, analysis and conclusion. Therefore, we can conclude that an effective strategy must have flexibility for changes along the way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24069
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2019_2_23.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.