Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23985
Título: A educação financeira e sua importância na construção da cidadania: uma proposta de atividade para o ensino fundamental a partir de um Role Playing Game (RPG)
Título(s) alternativo(s): Financial education and its importance in the construction of citizenship: a proposed activity for elementary school from a Role Playing Game (RPG)
Autor(es): Wille, Danieli do Pilar Rostirolla
Orientador(es): Coser, Ivan José
Palavras-chave: Educação financeira
Jogos no ensino de matemática
Cidadania
Financial literacy
Games in mathematics education
Citizenship
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: WILLE, Danieli do Pilar Rostirolla. A educação financeira e sua importância na construção da cidadania: uma proposta de atividade para o ensino fundamental a partir de um Role Playing Game (RPG). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.
Resumo: O referido trabalho apresenta uma proposta de atividade voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa proposta tem-se a intenção, entre outras coisas, de promover uma reflexão a respeito de como a Educação Financeira pode ser utilizada na construção de um cidadão mais consciente. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Matemática Comercial e Financeira deve ser trabalhada nas escolas no 4º Ciclo do Ensino Fundamental, pois nesse momento, os alunos já dispõem de condições e maturidade para compreender algumas questões que têm forte relação com o cotidiano das pessoas. A Matemática Comercial e Financeira ocupa-se com as questões matemáticas envolvidas nas operações comerciais e financeiras. Já a Educação Financeira objetiva educar as pessoas para lidarem com questões de ordem financeira, controlar gastos, investir adequadamente recursos disponíveis, tomar decisões sobre melhores condições de compra/venda e evitar o consumismo. A proposta de atividade apresentada neste trabalho visa auxiliar no desenvolvimento de cidadãos, para que estes tenham oportunidade de se tornarem financeiramente educados, algo que exige mudanças de comportamento e atitudes. Em 2017 uma pesquisa apontava que o endividamento das famílias brasileiras atingiu o patamar de 58,4%, sendo as dívidas adquiridas com cartão de crédito o principal fator de endividamento. Diante desse panorama, é consenso a necessidade de inserção da Educação Financeira nos currículos escolares desde cedo, pois somente reconhecer as relações matemáticas existentes nas operações financeiras não basta, é necessário ir além, trabalhar outros aspectos como o desenvolvimento de atitudes para um consumo consciente, administração mais equilibrada dos recursos disponíveis, cuidado com o desperdício, entre outros. Nesse contexto o presente trabalho pretende contribuir com a inserção da Educação Financeira no Ensino Fundamental por meio de uma atividade lúdica envolvendo um Role Playing Game (RPG). A vantagem do RPG está no fato de que esse tipo de jogo permite a interpretação de personagens num cenário fictício, ou seja, é possível construir uma história baseada em fatos que retratam o cotidiano real, de modo que no decorrer do jogo os estudantes se deparem com várias situações que exigem análise crítica, raciocínio e tomada de decisões. Espera-se que essa proposta de atividade envolvendo o RPG possa ser adotada e sirva de elemento motivador para a inserção cada vez maior da Educação Financeira em nossas escolas, pois assim, a sociedade terá cidadãos mais conscientes que poderão fazer a diferença em prol dessa mesma sociedade.
Abstract: The referred piece of work presents a proposal of activity directed at the Elementary School students. This proposal intends, among other things, to promote a reflection about how Financial Education can be used in the construction of a more conscious citizen. According to the National Curricular Parameters (PCN), Commercial and Financial Mathematics should be worked on schools on the 4th cycle of basic education, since at this point, the students already have conditions and maturity to understand some issues that have a strong relationship with people’s everyday lives. Commercial and Financial Mathematics deals with mathematical issues involved in commercial and financial operations. Financial Education aims to educate people to deal with questions of the financial order, control expenditures, adequately invest available resources, make decisions about better buy / sell conditions and avoid consumerism. The activity proposal presented in this paper aims to help the development of citizens, so that they have the opportunity to become financially educated, something that requires changes in behavior and attitudes. In 2017, a survey indicated that the indebtedness of Brazilian families reached the level of 58.4%, with the debts acquired by credit card being the main factor of indebtedness. Given this scenario, it is a consensus that Financial Education must be inserted into school curricula since the Elementary School years, since recognizing the mathematical relationships existing in financial operations is not enough, it is necessary to go further, to work on other aspects such as the development of attitudes for a conscious consumption, more balanced administration of available resources, care for waste and consumerism among others. In this context, the present work intends to contribute with the insertion of Financial Education in Secondary Education presenting a proposal of playful activity involving a Role Playing Game (RPG). The advantage of RPG is the fact that this type of game allows the interpretation of characters in a fictitious scenario, that is, it is possible to build a story based on facts that depict the real daily life, so that during the game students are faced with situations that require critical analysis, reasoning and decision-making. It is hoped that this proposal of activity involving the RPG can be adopted and serves as a motivating factor for the ever greater insertion of Financial Education in our schools, because in this way society will have more conscious citizens who can make a difference in favor of this society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23985
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaofinanceiraconstrucaocidadania.pdf902,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.