Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cristian Rafael Eliseu da-
dc.date.accessioned2021-01-25T12:26:24Z-
dc.date.available2021-01-25T12:26:24Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Cristian Rafael Eliseu da. A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970-
dc.description.abstractThe didactic book has become an important didactic tool, especially in what concerns the teaching of Mathematics. Therefore, in this work, we are interested in investigating "What research scenarios, from Skovsmose's perspective, can be related to the mathematical statements of percentage of textbooks". Thus, we aim to analyze how two textbooks, one of the fifth and another of the sixth year, address the content Percentage according to the perspective of Skovsmose learning environments. We have found that books focus on exercise scenarios, although the fifth year book considers many situations with references to semi-reality. We also propose changes in situations of books for the development of research scenarios, more specifically, Mathematical Modeling activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPercentagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectPercentagept_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleA abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe content approach percentage in textbooks according to the research scenariospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO livro didático tem se constituído importante ferramenta didática, principalmente no que diz respeito ao ensino de Matemática. Por isso, nesse trabalho, nos interessamos em investigar “Quais cenários de investigação, na perspectiva de Skovsmose, podem ser relacionados aos enunciados de questões matemáticas de porcentagem de livros didático”. Desse modo, temos como objetivos analisar a forma como dois livros didáticos, um do quinto e outro do sexto ano, abordam o conteúdo Porcentagem segundo a perspectiva de ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Verificamos que os livros privilegiam cenários de exercícios, embora o livro do quinto ano considere muitas situações com referências à semi-realidade. Propomos, ainda, modificações de situações dos livros para o desenvolvimento de cenários de investigação, mais especificamente, de atividades de Modelagem Matemática.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Silva, Heloisa Cristina da-
dc.contributor.referee3Merli, Renato Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemconteudoporcentagem.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.