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Título: Ecologia de ecossistemas marinhos e a conservação de corais e fitoplâncton: possibilidades de práticas didáticas sob a perspectiva CTS
Autor(es): Noga, Pietro Martins Barbosa
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Recifes e ilhas de coral - Conservação
Fitoplancto marinho
Ecologia marinha
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Coral reef conservation
Marine phytoplancton
Marine ecology
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NOGA, Pietro Martins Barbosa. Ecologia de ecossistemas marinhos e a conservação de corais e fitoplâncton: possibilidades de práticas didáticas sob a perspectiva CTS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O presente trabalho refere-se à conservação de corais e fitoplâncton sob a perspectiva da educação ambiental com enfoque na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo é identificar como o assunto vem sendo entendido pelos professores da rede estadual de educação do Paraná e sugerir um material didático de apoio que contemple tal assunto a partir dos vieses teóricos da Educação CTS. A partir da aplicação de um formulário on-line obtiveram-se respostas dos profissionais da educação da disciplina de ciências, cujos resultados foram discutidos tendo como base a educação científica e ambiental. As análises bibliográficas e estatísticas revelaram que muitos professores ainda não trabalharam conteúdos sob a perspectiva adotada nessa monografia e que a principal fonte didática deles é o livro didático, sendo o material de apoio de potencial relevância para contemplar discussões que ainda caminham a passos lentos. Espera-se que os apontamentos didático-metodológicos dessa monografia sejam enriquecedores às práticas do ensino de ciências na rede pública paranaense.
Abstract: The present work concerns about the conservation of corals and phytoplankton from the perspective of Environmental Education with a focus on Science, Technology and Society (STS). The main aim is to identify how the subject has been understood by the teachers from the state education network of Paraná and to suggest a didactic material of support that contemplates such subject from the theoretical biases of the STS Education. From the formulation of an online form we obtained answers from the Science discipline education’s professionals, whose results were discussed based on scientific and environmental education. The bibliographical and statistical analyzes revealed that many teachers have not yet worked on content from the perspective adopted in this monograph and that the main didactic source of them is the textbook, being the material of support of potential relevance to contemplate discussions that still remains lacking. It is hoped that the didactic-methodological notes of this monograph will be enriching to the practices of science teaching in the public network of Paraná.
Descrição: Acompanha produção técnica: O que está matando os recifes de corais?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23905
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