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Título: Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
Título(s) alternativo(s): 2D platform digital game as advance organizer in physics teaching
Autor(es): Silva, Paulo Ricardo de Souza
Orientador(es): Szmoski, Romeu Miqueias
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Jogos para computador
Physics - Study and teaching
Learning
Educational games
Computer games
Data do documento: 22-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Paulo Ricardo de Souza. Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Tanto no ambiente escolar quanto em nosso dia-a-dia, a Física quase sempre é lembrada como uma disciplina de difícil compreensão. Isto se deve, na maioria das vezes, à forma com a qual ela é ensinada, a saber, cheias de fórmulas e dissociada dos acontecimentos do cotidiano dos alunos. A teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel considera importante o conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aprendiz, de forma que este conhecimento prévio se relacione com os novos conhecimentos que serão adquiridos. A presente pesquisa realizou uma abordagem prática e relatou uma experiência didática desde o desenvolvimento até a aplicação de um jogo digital de plataforma 2D com o objetivo de atuar como organizador prévio, objetivando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem das leis de Newton na disciplina de Física no ensino médio. Intitulado Newtônia, o jogo foi desenvolvido em sua totalidade utilizando ferramentas livres como a Godot Engine, os sites gameart2D, freesound e pixabay, seguindo as etapas indicadas pela metodologia OriGame: Design e Projeto; Produção e Implementação. Esta metodologia foi adotada devido a sua característica de entregar sucessivos refinamentos, adequando-se a este projeto. Ao término do desenvolvimento do jogo, a experiência didática foi aplicada com alunos do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. Para avaliar o organizador prévio, no decorrer das aulas da disciplina de Física foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, compostos por 16 questões objetivas extraídas do Force Concept Inventory (FCI), que trata-se de um teste com questões objetivas que mede o domínio de conceitos que são comumente ensinados no primeiro semestre de Física. A presente pesquisa é do tipo qualitativa e a análise dos resultados apresentou um resultado positivo, com um aumento na média de acertos da turma no pós-teste quando relacionado ao resultado do préteste. Além disso, esta abordagem lúdica demonstrou boa aceitação dos estudantes, que a avaliaram positivamente ao final de sua aplicação e apresentaram maior interação durante a aula.
Abstract: Both in the school environment and in our daily lives, Physics is almost always remembered as a discipline that is difficult to understand. This is due, in most cases, to the way in which it is taught, namely, full of formulas and dissociated from the students' daily events. The theory of significant learning proposed by David Ausubel considers prior knowledge in the learner's cognitive structure important, so that this prior knowledge is related to the new knowledge that will be acquired. This research carried out a practical approach and reported a didactic experience from the development to the application of a 2D digital game with the objective of acting as a previous organizer, aiming to assist the teaching and learning process of Newton's laws in the discipline of Physics in high school. Entitled Newtônia, the game was developed in its entirety using free tools such as the Godot Engine, the sites gameart2D, freesound and pixabay, following the steps indicated by the OriGame methodology: Design and Project; Production and Implementation. This methodology was adopted due to its characteristic of delivering successive refinements, adapting itself to this project. At the end of the development of the game, the didactic experience was applied with students from the Technical Course in Computer Science for Internet integrated to High School, from the Federal Institute of Paraná, Campus Telêmaco Borba. To evaluate the previous organizer, during the Physics classes, a pre-test and a post-test were applied, composed of 16 objective questions extracted from the Force Concept Inventory (FCI), which is a test with objective questions which measures the mastery of concepts that are commonly taught in the first semester of Physics. The present research is of the qualitative type and the analysis of the results presented a positive result, with an increase in the average of correct answers of the class in the post-test when related to the result of the pre-test. In addition, this playful approach demonstrated good acceptance by students, who evaluated it positively at the end of its application and showed greater interaction during class.
Descrição: Acompanha produção técnica: Newtonia: tutorial para utilização do jogo em aula.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23810
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