Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23779
Título: Memórias de um Sargento de Milícias: representações da classe média brasileira do século XIX
Autor(es): Resende, Vitor Lemes
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Literatura e história
Trabalhadores
Século XIX
Classe média na literatura
Almeida, Manuel Antônio de, 1831-1861. Memórias de um sargento de milícias
Literature and history
Employees
Nineteenth century
Middle class in literature
Data do documento: 15-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RESENDE, Vitor Lemes de. Memórias de um Sargento de Milícias: representações da classe média brasileira do século XIX. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra escrita por Manuel Antônio de Almeida entre 1852 e 1853. O romance acompanha a trajetória de vida de Leonardo, um sujeito da classe média brasileira do século XIX. Assim, a proposta deste trabalho é se debruçar sobre essa novela e trazer à luz do conhecimento as representações da vida privada da classe média do Brasil do início do século XIX que o autor apresenta em seu livro. Utilizamos em nossa pesquisa autores consagrados da História Cultural, como Roger Chartier e Peter Burke, além de Antonio Candido para uma análise Literária. Há em Manuel Antônio de Almeida e o seu Memórias de um Sargento de Milícias demasiada representação e simbolismo de uma época de grande efervescência política e social, sendo o processo de tomada de consciência histórica um fenômeno que aparece apenas depois que o período em si já se encerrou, isto é, os agentes ativos da história não têm noção de estarem “fazendo a história”, deixam uma grande fonte documental. A literatura é uma mina de informações riquíssimas legada pelo “homem histórico” que viveu a época representada.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23779
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_20.pdf274,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.