Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23778
Título: Minha irmã de cela: identidade feminina e cárcere na música do grupo Visão de Rua (1998)
Autor(es): Rocha, Stephane Pereira da
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Rap (Música)
Mulheres - Identidade
Prisões
Música e literatura
Rap (Music)
Women - Identity
Prisons
Music and literature
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Stephane Pereira da. Minha irmã de cela: identidade feminina e cárcere na música do grupo Visão de Rua (1998). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar a música Irmã de Cela, lançada no ano de 1994 pelo grupo feminino Visão de Rua, liderado pela vocalista e compositora Dina Di. A análise parte de uma leitura feita do cenário político e social brasileiro em fins dos anos de 1980 e durante a década de 1990, e suas influências no meio relacionado a produção do rap, principalmente o rap feito por mulheres, que representou uma revolução dentro do movimento Hip Hop, composto majoritariamente por homens, buscando também estudar especificamente dentro da letra, o sistema carcerário brasileiro e suas especificidades relacionadas ao cárcere feminino. A análise foi feita com base nas relações entre a poesia e o rap, este enquanto poética oral, e o rap relacionado ao conceito de memória, com base no historiador Pierre Nora, além de trazer algumas reflexões acerca das relações entre o rap e a literatura de cárcere, acerca da identidade feminina e do espaço carcerário brasileiro, utilizando como sustentáculo para a pesquisa foram fundamentais análises feitas por autores como Harvey e Schollhammer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23778
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_19.pdf625,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.