Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23735
Título: Nós vamos moralizar isso aqui: uma crítica à censura em “Verde que te quero verde” de Plínio Marcos
Autor(es): Almeida, Carlos Miguel Junior de
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Análise do discurso
Censura
Teatro brasileiro
Marcos, Plínio, 1935-1999
Discourse analysis
Censorship
Brazilian drama
Data do documento: 12-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Carlos Miguel Junior de. Nós vamos moralizar isso aqui: uma crítica à censura em “Verde que te quero verde” de Plínio Marcos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este artigo tem como escopo abordar os temas, censura e o silenciamento na peça “Verde que te quero verde” do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. Tendo em vista o período de ditadura civil-militar (1964-1985) vivenciada no Brasil, inúmeros artistas foram impedidos de explorar aspectos político-sociais do país em suas obras e criações. Dessa forma, sendo Plínio Marcos um dos afetados pela repressão, foi selecionado aqui um esquete teatral apresentado na chamada I Feira Paulista de Opinião, que reuniu obras de artistas censurados, ou seja, um evento que surge em resposta à censura. Para analisar a peça de Plínio Marcos, foram utilizados, como bases teóricas, Eni Orlandi (2007), que trata acerca do silêncio e suas formas na linguagem e também juntamente com Michel Pêcheux (1988), conhecer o processo discursivo, ou seja, para uma análise do discurso (AD).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23735
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_05.pdf344,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.