Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23734
Título: Representação do negro na sociedade pós-abolição
Autor(es): Borges, Jaqueline Mendonça
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Negros - Brasil
Estrutura social
Preconceitos
Racismo na literatura
Barreto, Lima, 1881-1922. Recordações do escrivão Isaías Caminha
Blacks - Brazil
Social structure
Prejudices
Racism in literature
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORGES, Jaqueline de Mendonça. Representação do negro na sociedade pós-abolição. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de mostrar como era representado o negro na sociedade brasileira após a Abolição da Escravidão segundo Lima Barreto, em um dos seus romances, “Recordações do escrivão Isaías Caminha”. Narrado em primeira pessoa, o romance mescla ficção e realidade, descrevendo os vários elementos existentes na sociedade brasileira, tendo como foco a cidade do Rio de Janeiro, lugar para o qual seu personagem Isaías Caminha mudou- se para estudar. Na obra, o autor buscou transmitir e denunciar aos seus leitores a questão da desigualdade e do preconceito racial e social presentes após a abolição não só no Rio de Janeiro, mas também em todo país que passava por um período de transformações radicais, limitando a presença de negros e mulatos nos diferentes contextos sociais. Ele descreve uma sociedade cheia de mazelas, corrupção e hipocrisia, em que impera a visão preconceituosa explicita quanto à questão racial e social.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23734
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_10.pdf232,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.