Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23732
Título: Entre o ser e o mundo: Carlos Drummond de Andrade e o existencialismo
Autor(es): Junges, Ana Carolina
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Poesia - História e crítica
Existencialismo na literatura
Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987
Brazilian literature
Poetry - History and criticism
Existentialism in literature
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JUNGES, Ana Carolina. Entre o ser e o mundo: Carlos Drummond de Andrade e o existencialismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo abordar o modo pelo qual a poesia de Carlos Drummond de Andrade projeta uma determinada reflexão sobre o estar-no-mundo e, consequentemente, sobre um possível engajamento social do poeta frente aos problemas da modernidade historicamente colocados para a sua geração. Para tanto, analisaremos o poema “E agora, José?”, de modo a retirar de sua reflexão as principais formulações sobre o “estar-nomundo” e o “engajamento poético” a que o poeta se propõe. Estabeleceremos também a relação que a obra do poeta itabirano possui com a filosofia existencialista de Camus, demonstrando o mito de Sísifo, o homem absurdo. A poética do poeta mineiro torna-se uma bela ferramenta filosófica de reflexão sobre o estar no mundo. Além disso, o presente estudo torna-se importante para o desvendar da grandiosa obra do poeta gauche.
Abstract: O presente trabalho tem como principal objetivo abordar o modo pelo qual a poesia de Carlos Drummond de Andrade projeta uma determinada reflexão sobre o estar-no-mundo e, consequentemente, sobre um possível engajamento social do poeta frente aos problemas da modernidade historicamente colocados para a sua geração. Para tanto, analisaremos o poema “E agora, José?”, de modo a retirar de sua reflexão as principais formulações sobre o “estar-nomundo” e o “engajamento poético” a que o poeta se propõe. Estabeleceremos também a relação que a obra do poeta itabirano possui com a filosofia existencialista de Camus, demonstrando o mito de Sísifo, o homem absurdo. A poética do poeta mineiro torna-se uma bela ferramenta filosófica de reflexão sobre o estar no mundo. Além disso, o presente estudo torna-se importante para o desvendar da grandiosa obra do poeta gauche.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23732
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_03.pdf199,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.