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Título: Formação integral nas pesquisas sobre pedagogia da alternância
Título(s) alternativo(s): Integral formation in research on Pedagogy of Alternating
Autor(es): Mattos, Luciane Maria Serrer de
Orientador(es): Lima Filho, Domingos Leite
Palavras-chave: Educação rural
Universidades e faculdades - Pós-graduação - Brasil - Pesquisa
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação de adultos
Educação não-formal
Educação - Filosofia
Educação - Finalidades e objetivos
Educação para o trabalho
Education, Rural
Universities and colleges - Graduate work - Brasil - Research
Interdisciplinary approach in education
Adult education
Non-formal education
Education - Philosophy
Education - Aims and objectives
Career education
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MATTOS, Luciane Maria Serrer de. Formação integral nas pesquisas sobre pedagogia da alternância. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A formação integral dos educandos é um objetivo de várias propostas educacionais e pode responder a diferentes projetos, dos mais conservadores aos mais progressistas. Além de objetivo, a formação integral é um pilar que sustenta a Pedagogia da Alternância, praticada nos Centros Familiares de Formação por Alternância, mais especificamente, nas Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais. Partindo de estudos que comprovam que a Pedagogia da Alternância está presente em várias pesquisas acadêmicas, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as concepções de formação integral que se fazem presentes nas pesquisas realizadas nos cursos de pósgraduação, em nível de mestrado e doutorado, nas universidades brasileiras, no período de 2007 a 2019. Após levantamento da produção acadêmica realizada sobre Pedagogia da Alternância nos e sobre os Centros Familiares de Formação por Alternância citados anteriormente, realizou-se uma classificação das produções de acordo com a temática enfatizada em consonância com os elementos que dão efetividade à esta proposta educacional: desenvolvimento do meio, formação integral, alternância e associação local. Os 26 estudos classificados dentro da temática formação integral foram analisados à luz de três concepções educacionais que objetivam a formação integral dos educandos: socialista, anarquista e liberal. As análises levaram ao entendimento de que 17 trabalhos trazem a perspectiva socialista, tanto para tecer a crítica aos pressupostos teóricos metodológicos defendidos pela Pedagogia da Alternância, quanto para alinhar a Pedagogia da Alternância a uma concepção contra hegemônica de educação. Nenhum trabalho analisado trouxe a perspectiva anarquista, embora esta forneça importante contribuição teórica e prática para este campo de estudo. Quanto à perspectiva liberal, 8 trabalhos a tomam para compreender a Pedagogia da Alternância enquanto prática alinhada à recomposição da hegemonia. Destaca-se que apenas 1 trabalho não foi objeto de análise por falta de acesso ao seu conteúdo na íntegra. Conclui-se, desta forma, que os trabalhos sobre Pedagogia da Alternância que abordam a Formação Integral apresentam uma diversidade de concepções. A Formação Integral pode tanto estar atrelada a um projeto de emancipação humana quanto a um projeto de adaptação e reprodução da sociedade. Quando não se tem clareza do projeto histórico que caminha ao lado de tais concepções, corre-se o risco de se confundir discurso semanticamente parecido com a efetiva intencionalidade que se põe a partir da origem de classe. A Pedagogia da Alternância não tem a intencionalidade de apresentar uma proposta contra hegemônica, portanto só pode ser refletida a partir dos marcos da pedagogia liberal.
Abstract: The integral formation of the students is an objective of several educational proposals and can respond to different projects, from the most conservative to the most progressive. In addition to being objective, integral formation is a pillar that supports the Pedagogy of Alternating practiced in the Family Centers for Alternation Formation, more specifically, in the Family Agriculture Schools and Rural Family Houses. Based on studies that prove that Pedagogy of Alternating is present in several academic researches, this work aims to reflect on the concepts of integral education that are present in research carried out in postgraduate courses, at master’s and doctoral level, in Brazilian universities, from 2007 to 2019. After surveying the academic production carried out on Pedagogy of Alternating in and on the Family Centers for Alternation Formation mentioned above, a classification of the productions was carried out according to the theme emphasized in line with the elements that give effectiveness to this educational proposal: development of the environment, integral formation, alternation and local association. The 26 studies classified within the thematic integral formation were analyzed in the light of three educational conceptions that aim at the integral formation of the students: socialist, anarchist and liberal. The analyzes led to the understanding that 17 works bring the socialist perspective, both to criticize the methodological theoretical assumptions defended by Pedagogy of Alternating, as well as to align Pedagogy of Alternating with a counter-hegemonic conception of education. No work analyzed has brought the anarchist perspective, although it provides an important theoretical and practical contribution to this field of study. As for the liberal perspective, 8 studies take it to understand Pedagogy of Alternating as a practice aligned with the recomposition of hegemony. It is noteworthy that only 1 study was not analyzed due to lack of access to its entire content. It is concluded, in this way, that the works on Pedagogy of Alternation that approach Integral Formation present a diversity of conceptions. Integral formation can be linked to a project of human emancipation as well as to a project of adaptation and reproduction of society. When there is no clarity about the historical project that goes hand in hand with such conceptions, there is a risk of confusing discourse semantically similar to the effective intentionality that arises from the origin of class. Pedagogy of Alternation does not intend to present a proposal against hegemony, só it can only be reflected from the milestones of liberal pedagogy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23612
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