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Título: Um jogo para contribuição do ensino de empreendedorismo
Título(s) alternativo(s): Game for contribution to the teaching of entrepreneurship
Autor(es): Santos, Gesinaldo dos
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Empreendedorismo
Negócios
Jogos de empresas
Entrepreneurship
Business
Management games
Data do documento: 4-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Gesinaldo dos. Um jogo para contribuição do ensino de empreendedorismo. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: Recém-formados inseridos no mercado de trabalho mostram dificuldades para aplicar na prática o que aprenderam na Universidade. Entre possíveis motivos, podem estar as abordagens de ensino utilizadas. A partir desse problema, esta pesquisa propõe uma atividade de ensino e aprendizagem baseada na aplicação de conhecimentos de empreendedorismo em uma situação simulada. Para tal, foi desenvolvido um jogo, fundamentado em um plano de negócio, que objetiva contribuir para elucidar conhecimentos teóricos sobre empreendedorismo em situações práticas de lançamento de uma empresa no mercado. Um dos suportes teóricos é o trabalho de Hendricson et al 2006, tratando o contraste entre as habilidades de novatos e de especialistas de uma área. O jogo foi aplicado em duas turmas do curso de sistemas de informação de uma Faculdade do Estado de São Paulo. Os dados coletados indicaram que o Jogo contribuiu para a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos sobre empreendedorismo e também proporcionou alta motivação e interesse dos alunos.
Abstract: Novice professionals who enter the market face difficulties to apply knowledge acquired in the university. Teaching strategies may have an impact in this context. This master thesis proposes a learning activity based on the exercise of entrepreneurial skills in a simulated situation. To this end a game was developed. It was based on a business plan and aimed to clarify the application of theoretical knowledge in the launching of a company in the market. One of the theoretical supports of the research is the work of Hendricson et al 2006, treating the contrasts between the beginners and experts of a professional field. The game was applied with two classes of an under-graduation course of information systems, at the State of São Paulo. Data collected indicated that the game led to the application of theoretical concepts learned by the students, keeping them highly engaged and motivated.
Descrição: Acompanha: Manual didático para construção e aplicação do jogo de empreendedorismo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2361
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