Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23470
Título: A confiabilidade dos instrumentos de medição laboratorial para redução da variabilidade do processo produtivo: estudo de caso em uma fábrica de papel
Autor(es): Souza, Rafael de
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Processos de fabricação
Confiabilidade
Manufacturing processes
Reliability
Data do documento: 10-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOUZA, Rafael de. A confiabilidade dos instrumentos de medição laboratorial para redução da variabilidade do processo produtivo: estudo de caso em uma fábrica de papel. 2011. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: O presente estudo realizado em uma multinacional do ramo de papel e celulose, procurou entender como a empresa se comporta na tratativa do controle de seu processo através da redução da variabilidade utilizando-se de analises laboratoriais com instrumentos precisos e calibrados o que garante ainda mais a conformidade e qualidade do produto. O objetivo principal desta pesquisa foi o de avaliar de que forma os instrumentos de medição variam o processo de produção de uma empresa. A metodologia utilizada foi o de análise exploratória através de um estudo de caso em um ambiente industrial. Onde se verificou os pontos positivos e de que forma foi reduzida a variabilidade do processo e conseqüentemente a redução de custos com retrabalhos e tempo de produção.
Abstract: This study in a multinational pulp and paper industry, sought to understand how the company behaves in control of your dealings by reducing process variability using laboratory analysis is accurate and calibrated instruments ensuring further compliance and product quality. The main objective of this research was to evaluate how measuring instruments vary the production process of a company. The methodology used was the exploratory analysis through a case study in an industrial environment. Where are the positives and found out about the reduced process variability and consequently the reduction of rework costs and production time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23470
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Produção e Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGIPM_VII_2011_16.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.