Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23449
Título: Padronização das trocas de ferramentas para moldes de injeção de alumínio sob pressão
Título(s) alternativo(s): Standard of setup tools for die casting aluminum
Autor(es): Gurski, Fabrício
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Fundição sob pressão
Ferramentas
Produção enxuta
Die-casting
Tools
Lean manufacturing
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GURSKI, Fabrício. Padronização das trocas de ferramentas para moldes de injeção de alumínio sob pressão. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Este trabalho baseia-se inicialmente no estudo de ferramentas aplicadas à manufatura enxuta, também conhecida como Cultura Lean, e por sequência, o desenvolvimento e implementação do sistema de troca rápida de ferramenta - TRF em uma fundição de alumínio sob pressão, voltada para a fabricação de peças para o ramo automotivo. O processo de fundição sob pressão pode ser amplamente aplicável, de maneira que o mesmo é geralmente usado para uma grande variedade de produtos, o que por consequência acarreta num alto índice de troca de moldes de injeção. O tempo gasto em setup é considerado um dos maiores problemas das indústrias deste segmento, daí a necessidade de se estudar a fundo os métodos de TRF. Para algumas empresas com elevados índices de setup, é necessário se pensar até em estudo de casos para aplicação da metodologia SMED, ou seja, troca de ferramenta em menos de 10 minutos, o que para moldes de menor tonelagem, sem dúvida pode ser aplicada.
Abstract: This work is based on the study of applying the tools of lean manufacturing, and sequence, the development and implementation of the Rapid tool, in a process of die casting of aluminum, focused on manufacturing parts for the automotive. The process of die casting can be widely applicable, being applied to a wide variety of products, and this generates a high number of tool setup. A time spent in setup is considered one of the biggest problems of this industry segment. For some companies with high levels of setup is necessary to think in a case study for applying the methodology SMED (Single-Minute Exchange of Die).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23449
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Produção e Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-PM_VIII_2012_05.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.