Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23446
Título: Manutenção x produtividade: a importância da gestão da manutenção para o aumento da produtividade em uma indústria de manufatura de madeira
Título(s) alternativo(s): Maintenance x productivity: the importance of maintenance management for increased productivity in a manufacturing industry of wood
Autor(es): Flügel Sobrinho, João Carlos
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Máquinas - Manutenção e reparos
Indústria madeireira
Capacitação de empregados
Machinery - Maintenance and repair
Forest products industry
Employees - Coaching of
Data do documento: 16-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FLÜGEL SOBRINHO, João Carlos. Manutenção x produtividade: a importância da gestão da manutenção para o aumento da produtividade em uma indústria de manufatura de madeira. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo apresentar a importância da gestão da manutenção para o aumento de produtividade em uma indústria de manufatura de madeira. Através de pesquisa de campo que contempla um universo de 17 (dezessete) colaboradores que atuam no setor em questão. A abordagem metodológica adotada para a pesquisa é qualitativa e quantitativa, como instrumento de coleta de dados utilizou-se 01 (um) questionário com questões objetivas e subjetivas, para que os colaboradores manifestassem as suas sugestões. Os resultados obtidos apontam como sendo positivo na gestão da manutenção o uso de uma das ferramentas conhecida como ordem de serviço, bem como apontando alguns itens como de grande importância e que devem ser melhorados, tais como: falta de informações, falta de material para a execução, prioridade inadequada, informação errada, excesso de ordens programadas e duplicidade de ordens de serviço. Através da análise das informações notou-se que deverá ser desenvolvido um treinamento para os colaboradores e lideranças deixando claro as formas de execução, de preenchimento e que as informações passadas pela liderança sejam claras e objetivas. O uso correto das ordens de serviços além de otimizar o processo de manutenção preventiva, estará contribuindo para a formação do histórico dos equipamentos que auxiliaram no processo de decisão, bem como na formação do calendário de paradas para manutenção preventiva.
Abstract: This monograph aims to present the importance of maintenance management for increased productivity in a manufacturing industry of wood. Through field research that considers a universe of seventeen (17) employees who work in the sector in question. The methodological approach adopted for the research is qualitative and quantitative, as an instrument for data collection was used one (01) questionnaire with objective and subjective, so employees manifest your suggestions. The results point to be positive in maintenance management using a tool known as the order of service, as well as pointing out some items of great importance and should be improved, such as lack of information, lack of material for the execution priority inadequate, wrong information, excess and duplicate orders scheduled work orders. Through the analysis of the information was noted that training should be developed for employees and leaders making clear the forms of execution, completion and that the information passed by the leadership are clear and objective. The correct use of service orders while optimizing the process of preventive maintenance, you will contribute to the formation history of the equipment that helped in the decision process, and the training schedule of preventive maintenance stops.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23446
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Produção e Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-PM_VIII_2013_07.pdf888,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.