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Título: Análise da estratégia competitiva de uma indústria de aerossol cosmética: um estudo de caso
Autor(es): Costa, Lucília Carolina Vardenski
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Planejamento empresarial
Cosméticos - Indústria
Engenharia de produção
Business planning
Cosmetics industry
Production engineering
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COSTA, Lucília Carolina Vardenski. Análise da estratégia competitiva de uma indústria aerossol cosmética: um estudo de caso. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: O setor de higiene, perfumaria e cosméticos caracteriza-se por forte presença de companhias multinacionais que abrangem as três áreas: higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, seguidas de pequenas e médias empresas nacionais focadas apenas na produção de cosméticos. Estratégias competitivas de produção podem ser encontradas no segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Alguns produtos, principalmente os de consumo mais sofisticados, que normalmente são aqueles de maior valor agregado, possuem escalas mundiais de produção, o que leva as empresas a concentrar a produção em uma determinada planta, normalmente estabelecida no país de origem. Este trabalho trata-se de um estudo de caso com objetivo de analisar de modo qualitativo o desenvolvimento do “Setor Cosmético” de uma indústria química de aerossóis de médio porte, avaliando principalmente a formação de sua estratégia competitiva. Passa-se pelas etapas de análise bibliográfica do setor, levantamento de dados e por último tem-se a análise e interpretação dos dados. Concluiu-se após o levantamento das informações que a Estratégia Competitiva do Setor Cosmético em estudo poderia ser assim explicitada: satisfazer os clientes oferecendo ampla variedade de produtos com alta qualidade e desempenho funcional, a preços mais baixos que o dos concorrentes.
Abstract: The sector of hygiene, perfumery and cosmetics characterized by a strong presence of multinational companies covering three areas: Personal, perfumery and cosmetics, toiletries followed domestic small and medium focused only on the production of cosmetics companies. Competitive production strategies can be found in the personal, perfumery and cosmetics segment. Some products, especially the more sophisticated consumer, which are usually those with higher added value, have global scales of production, which leads firms to concentrate production in a given plant, normally located in the country of origin. This work is in a case study in order to examine qualitatively the development of "Cosmetics Industry " of a chemical aerosol midrange . One goes through the steps of literature review of the sector, data collection and lastly there is the analysis and interpretation of data. It was concluded after the lifting of the information that the Cosmetic Industry Competitive Strategy in the study could be explained thus: satisfy customers by offering wide range of products with high quality and functional performance, at lower prices than the competitors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23304
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