Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2315
Título: Uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo
Autor(es): Pires, Artur José dos Santos
Orientador(es): Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Física
Física - Experiências
Ensino - Meios auxiliares
Magnetismo
Eletromagnetismo
Physics
Physics - Experiments
Teaching - Aids and devices
Magnetism
Electromagnetism
Data do documento: 7-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PIRES, Artur José dos Santos. Uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação de uma sequência didática pautada na atividade experimental por meio de uma abordagem investigativa com uma turma da 4ª Série do Ensino Técnico Integrado em informática de nível Médio, com uma faixa etária entre 15 e 17 anos de uma instituição de ensino da rede pública federal da cidade de Campo Mourão/PR. A implementação da proposta e posteriormente análise dos dados atendeu os pressupostos da pesquisa qualitativa. Com esse trabalho, constatou-se que os alunos traziam suas explicações para o fenômeno físico estudado as quais careciam de respaldo técnico e científico e, a partir do trabalho em grupo durante a implementação da proposta, possibilita a estes uma visão mais científica e menos simplista do conceito estudado.
Abstract: The objective of this work was to study the application of a didactic sequence based on the experimental activity by an investigative approach with a group of the 4th grade students of an Integrated Technical Course in Computer Science, at age between 15 and 17 years old of a federal institution in Campo Mourão city / PR. The implementation of the proposal and later analysis of the data met the assumptions of the qualitative research. With this work, it was verified that the students brought their explanations for the physical phenomenon studied, which needed technical and scientific support and, the group work, during the implementation of the proposal, allows them a more scientific and less simplistic view of the concept studied.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2315
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticamagnetismoeletromagnetismo.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticamagnetismoeletromagnetismo_produto.pdf908,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.