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Título: Liderança no setor público
Autor(es): Rocha, Aparecido de Oliveira
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Administração pública
Liderança
Serviço público - Administração de pessoal
Grupos de trabalho
Public administration
Leadership
Civil service - Personnel management
Teams in the workplace
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROCHA, Aparecido de Oliveira. Liderança no setor público. 2014. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: A atuação de líderes no dia-a-dia tanto nas empresas privadas quanto na administração pública é de grande relevância, pois os mesmos operam diretamente na execução de estratégias e planejamentos governamentais para garantir melhor qualidade dos produtos e serviços prestados aos cidadãos. Especificamente no Brasil a forma como se lida com a administração pública teve um avanço considerável em oposição às características de uma administração patrimonialista, promovendo, desta forma, novas formas de gestão envolvendo princípios gerenciais e de liderança. O objetivo deste documento é apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre a modernização sofrida pela gestão pública e discutir o papel da liderança na sincronia do desempenho das equipes de colaboradores. A ação do líder na administração pública tem de estar em acordo com seus valores para que seja ética. Seus valores, por sua vez, devem estar respaldados por conduta que sirva de exemplo. Entretanto, para que o líder consiga levar a cabo sua função de criador de sinergia e mediador entre equipe e organização pública, é essencial que sua existência seja detectada pela direção e sobre seus ombros seja depositado o correspondente poder hierárquico. A liderança tem sido crescentemente considerada como um dos elementos essenciais da boa governança pública. Líderes no setor público precisam saber mobilizar as pessoas por meio de valores e visões; persuadi-las e fazer convergir seus esforços para uma causa comum. Disso depende o desenvolvimento de uma administração pública eficiente, com foco em resultados, orientada para a prestação de serviços de qualidade para o usuário e bem organizada. Os procedimentos metodológicos utilizados para a viabilização deste trabalho foram de cunho qualitativo, fazendo com que o autor do trabalho tenha um diálogo com os autores da temática, inserindo textos que vieram de acordo com a problemática levantada enriquecendo seus conhecimentos e ressignificando os seus conceitos referentes aos conteúdos abordados.
Abstract: The role of leaders in the day-to-day in both private companies and public administration is of great importance, since they operate directly in the implementation of government strategies and plans to ensure better quality of products and services for citizens. Specifically in Brazil how dealing with the public administration had a considerable advance in opposition to the characteristics of a patrimonial administration, promoting, thus, new forms of management involving management and leadership principles. The purpose of this document is to present a survey on modernization undergone by public management and discuss the role of leadership in timing performance of teams of employees. The action of leading public administration must be in accordance with their values to be ethical. Their values, in turn, must be supported by conduct which serves as an example. However, for the leader to be able to carry out their role as creator and mediator of synergy between staff and public organization, it is essential that its presence is detected by the direction and on his shoulders is deposited the corresponding hierarchical power. The leadership has been increasingly considered as one of the essential elements of good public governance. Leaders in the public sector need to know how to mobilize people through values and visions; and persuade them to converge their efforts for a common cause. It depends on the development of an efficient public administration, focusing on results, oriented to the provision of quality services to the user and well organized. The methodological procedures used for the feasibility of this work were a qualitative one, making the author's work has a dialogue with the authors of the theme, inserting texts that came under the problematic raised enriching their knowledge and redefines its concepts concerning content covered.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23001
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

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