Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22754
Título: Análise perceptiva dos participantes do fórum permanente da agenda 21 infantil de Foz do Iguaçu - PR
Autor(es): Furtado, Anne Stella Perilli
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Educação de crianças
Educação ambiental
Conscientização
Early childhood education
Environmental education
Awareness
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FURTADO, Anne Stella Perilli. Análise perceptiva dos participantes do fórum permanente da agenda 21 infantil de Foz do Iguaçu - PR. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática Análise Perceptiva dos Participantes do Fórum Permanente da Agenda 21 Infantil de Foz do Iguaçu – PR com o objetivo de realizar um estudo perceptivo com os participantes do Fórum para conhecer os vínculos e posicionamentos estabelecidos entre as pessoas, a agenda 21 infantil e os Centros Municipais de Educação. Dos 32 CMEIs participantes do Fórum, responderam a pesquisa representantes de 8 Centros, correspondendo 25% dos CMEIs de Foz do Iguaçu. Para esta pesquisa foi elaborado um questionário semiestruturado voltado para a identificação do perfil do grupo e questões abertas dirigidas ao estudo perceptivo. Participaram desta pesquisa 11 voluntários, uma amostra de 36% do total de representantes do Fórum onde 91% são do sexo feminino. Dentre os resultados obtidos 55% dos participantes reconhecem o Fórum Permanente como uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento da Agenda 21 no Centro de Educação Infantil e 72% afirmam que o desenvolvimento desta ferramenta tem eficácia, ou seja, os resultados obtidos estão de acordo com os objetivos propostos. Percebe-se a partir destes resultados a importância da percepção como ferramenta de monitoramento, manutenção e melhoria do Fórum. Espera-se que este trabalho possa contribuir para aprimorar o diálogo e consequentemente melhorar o desenvolvimento da Agenda 21 Infantil nos CMEIs de Foz do Iguaçu – no intuito de fortalecer o objetivo principal do Fórum.
Abstract: This work was themed Perceptual Analysis of Permanent Participants of the Forum Agenda 21 Children of Foz do Iguaçu - PR in order to perform a perceptual study of the Forum participants to meet linkages and placements established between people, the Children's Agenda 21 Municipal and Education Centers. CMEIs of 32 participants responded to the survey representing 8 centers, representing 25 % of CMEIs Foz do Iguaçu. For this research a semi-structured questionnaire focused on identifying the profile of the group and with open questions to the perceptual study was prepared. 11 volunteers participated in this survey, a sample of 50 % of those present at the meeting or 36 % of the representatives of the Forum where 91 % are female. Among the results 55 % of participants recognize the Permanent Forum as a strategic opportunity for the development of Agenda 21 at the Center for Early Education and 72 % say that the development of this tool is effective, the results are in agreement with the objectives. It is noticed from these results the importance of perception as a tool for monitoring, maintaining and improving the forum. It is hoped that this work can contribute to enhance the dialogue and thus improve the development of Agenda 21 CMEIs Children in Foz do Iguaçu - in order to strengthen the main objective of the Forum.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22754
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_79.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.